Casual

Polêmica na França por descrição de pulseira como "escrava"

Embora em espanhol a palavra "esclava" também signifique um tipo de pulseira, este sentido não existe em francês, o que gerou constrangimento à marca Mango na França


	Showroom da Mango em Nova Délhi: "lamentamos o erro na tradução. Os serviços responsáveis já foram advertidos e farão a correção imediatamente", disse a empresa 
 (AFP)

Showroom da Mango em Nova Délhi: "lamentamos o erro na tradução. Os serviços responsáveis já foram advertidos e farão a correção imediatamente", disse a empresa  (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 12h42.

Paris - A marca espanhola de moda Mango se viu envolvida nesta segunda-feira em uma polêmica na França, devido a uma tradução errônea, do espanhol para o francês, da palavra "escrava", usada na descrição de uma coleção de pulseiras e de um colar em seu site francês.

Embora em espanhol a palavra "esclava" também signifique um tipo de pulseira, este sentido não existe em francês, o que gerou uma grande comoção que forçou a Mango a se desculpar pelo erro e pelo mal-entendido.

"Lamentamos o erro na tradução. Os serviços responsáveis já foram advertidos e farão a correção imediatamente", disse a empresa espanhola em sua conta oficial do Twitter, pouco antes de informar em um comunicado que já havia realizado a troca da denominação em seu site francês.

"A Mango não quis em nenhum caso ferir a sensibilidade de ninguém e realizou as modificações oportunas em todas as suas plataformas", acrescentou no comunicado.

Uma petição pela internet lançada pelas atrizes francesas Aissa Maiga e Sonia Rolland e pela colunista Rokkaya Diallo, intitulada "A escravidão não é moda", havia recolhido nesta segunda feira quase três mil assinaturas.

"Estas jóias em forma de correntes fazem da escravidão um objeto de fantasia e de moda", clamavam os autores da petição.

"A Mango banaliza tragédias... que ainda hoje afetam milhares de pessoas ao redor do mundo", acrescentaram.

Acompanhe tudo sobre:AcessóriosEuropaFrançaModaPaíses ricos

Mais de Casual

Expedição de dois anos registra as mudanças climáticas no Rio Amazonas

Os Gêmeos levam cenas de São Paulo para megaexposição em museu de Washington

Kobra prepara a segunda maior obra da carreira: um mural de 5 mil metros quadrados

Avião que trouxe Neymar ao Brasil custa R$ 500 milhões e é sonho de milionários; conheça