Anne Frank: o texto tem oito versos e os quatro primeiros foram copiados de um artigo publicado na revista "Het Ros Beiaard" (Arquivo/Divulgação)
EFE
Publicado em 23 de novembro de 2016 às 16h29.
Bruxelas - Um poema escrito por Anne Frank meses antes de sua morte conseguiu ficar escondido em Amsterdã, escapou dos nazistas e foi vendido por 140 mil euros (R$ 502.171) em um leilão realizado na cidade de Haarlem, na Holanda.
A casa de leilões Bubb Kuyper, especializada na venda de livros, manuscritos, mapas e ilustrações, estabeleceu o preço inicial de 30 mil euros (R$ 107.608), muito abaixo do que de fato o comprador anônimo pagou, segundo a TV "NOS".
Escrito em holandês em 28 de março de 1942 em um caderno pessoal, os versos são dedicados à irmã mais velha da sua melhor amiga Jacqueline, Christiane van Maarsen, apelidada "CVI CVI".
O texto fazia parte da coleção de poemas da própria Christiane, que morreu em 2006.
O texto tem oito versos e os quatro primeiros foram copiados de um artigo publicado na revista "Het Ros Beiaard", na edição de 10 de abril de 1938.
Anne escreveu as quatro últimas linhas quando tinha 12 anos, de acordo com o jornal "Algemeen Dagblad".
O codiretor da "Bubb Kuyper", Thijs Blankevoort, declarou ao jornal "De Volkskrant" que as obras literárias de Anne Frank são poucas e que, desde a morte da jovem judia, apenas "quatro ou cinco" manuscritos foram vendidos.
Por pouco mais de dois anos, entre junho de 1942 e agosto de 1944, Anne Frank se escondeu com a família no porão de um imóvel em Amsterdã, até que foi denunciada e transferida ao campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreu de tifo em fevereiro de 1945.