Casual

Pilot's Watches: icônico relógio criado por Markus Bühler ganha reedição após 15 anos

Tal como o seu antecessor, o Big Pilot’s Watch 43 Tourbillon Markus Bühler apresenta uma pequena turbina no mostrador às 6 horas

Big Pilot’s Watch 43 Tourbillon Markus Bühler. (IWC/Divulgação)

Big Pilot’s Watch 43 Tourbillon Markus Bühler. (IWC/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 15h38.

Provavelmente nenhum outro relógio da coleção Pilot's Watches da IWC Schaffhausen alcançou uma valorização tão grande entre os colecionadores como o Big Pilot's Watch Edition Markus Bühler de 2008. O relógio foi inspirado em uma peça única que Markus Bühler criou para uma competição no último ano de sua carreira como relojoeiro na IWC.

A característica visual mais marcante é a turbina da aeronave no turbilhão de minutos. Quinze anos depois, a IWC apresenta uma nova interpretação exclusiva. Tal como o seu antecessor, o Big Pilot’s Watch 43 Tourbillon Markus Bühler (Ref. IW329901) apresenta uma pequena turbina no mostrador. No entanto, desta vez o motor da aeronave foi integrado no mostrador às 6 horas.

“Quando criei meu Big Pilot's Watches com turbina como aprendiz de relojoeiro, nunca teria imaginado que lideraria o desenvolvimento de uma segunda edição 15 anos depois – muito menos que seria responsável por todos os processos de montagem na IWC. Para satisfazer as elevadas expectativas dos nossos colecionadores, decidimos criar algo verdadeiramente exclusivo e integrar a turbina de assinatura. Esta nova edição incorpora perfeitamente o espírito de engenharia da IWC, ao mesmo tempo que apresenta os mais altos níveis de detalhe e habilidade”, explica Markus Bühler, Diretor Associado de Montagem de Relógios e Movimentos da IWC Schaffhausen.

A turbina foi feita a partir de uma liga leve de titânio. Cada uma das doze lâminas minúsculas foi polida à mão. Para evitar que a turbina acrescentasse peso adicional ao mecanismo, Bühler utilizou-a como parte superior da gaiola, substituindo o regulador. Como resultado, o atrativo do mostrador também tem uma função técnica: a mola fixa-se na parte inferior de uma de suas lâminas, e o relojoeiro pode ajustar o cruzamento do zero da balança girando a turbina.

Markus Bühler. (IWC/Divulgação)

A caixa de 43 milímetros e a coroa são confeccionadas em platina, um dos metais mais raros, puros e preciosos usados em relógios e joias. A caixa foi elaboradamente acabada à mão com superfícies polidas. Graças a este acabamento, o brilho esbranquiçado da platina é acentuado, conferindo ao relógio uma aparência refinada.

O mostrador preto laqueado e brilhante foi impresso com algarismos brancos e apresenta índices aplicados preenchidos com Super-LumiNova. Uma pulseira de couro preto com a assinatura de Markus Bühler impressa na parte interna complementa o design. Alimentando este Big Pilot’s Watch 43 está o calibre 82905 fabricado pela IWC.

A história do Big Pilot’s Watch Edition Markus Bühler e sua reedição também é uma prova da força do programa de aprendizes da IWC. A primeira edição de 2008 foi inicialmente criada como participação num concurso organizado pelo “Institut de Formation à la Haute Horlogerie”, no qual Markus Bühler ganhou o primeiro prêmio.

Até hoje, competições e eventos para aprendizes, como desafios de inovação, são um pilar fundamental da estratégia da IWC para promover o desenvolvimento de jovens talentos, criar novas ideias e desenvolver soluções relojoeiras de ponta. Depois de terminar seu aprendizado como relojoeiro, Bühler permaneceu na IWC. Entre outros cargos, foi Gerente do Departamento de Industrialização e Chefe de Montagem de Movimentos e Industrialização. Desde 2020, ele é responsável por todo o espectro dos processos de montagem da IWC no novo Manufakturzentrum como Diretor Associado de Watch & Movement Assembly.

Acompanhe tudo sobre:RelógiosIWC Schaffhausen

Mais de Casual

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo