Casual

Quanto mais atividade física, menos danos cerebrais

Estudo sugere que o exercício e a atividade física podem ajudar a manter o cérebro saudável, bem como o resto do corpo


	Estudo contribui para o crescente número de evidências de que o exercício tem importantes benefícios a longo prazo para o cérebro
 (Johannes Simon/Getty Images)

Estudo contribui para o crescente número de evidências de que o exercício tem importantes benefícios a longo prazo para o cérebro (Johannes Simon/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 13h10.

São Paulo - Estar fisicamente ativo pode evitar a atrofia do cérebro e afastar a demência. É isso que aponta um estudo publicado na edição de dezembro da revista Medicine & Science in Sports & Exercise.

O estudo coletou dados, em relação aos níveis de atividade física, de mais de 750 adultos e comparou com exames de ressonância magnética dos lobos central e temporal dos participantes durante um período de oito anos. Os resultados demonstraram que o nível de atividade física foi um fator significativo na progressão da atrofia do lobo frontal. Os dados sugerem que o exercício e a atividade física podem ajudar a manter o cérebro saudável, bem como o resto do corpo.

"Os resultados deste estudo mostraram que adultos com menor gasto de energia estavam em risco de progressão da atrofia do lobo frontal. Incorporar a atividade física em sua rotina diária pode ser um passo útil para prevenir doenças causadas pela atrofia do cérebro, tais como a demência", disse o pesquisador chefe, Atsumu Yuki, Ph.D., do Centro de Desenvolvimento e Medicina Avançada para a Demência, no Japão.

Este estudo contribui para o crescente número de evidências de que o exercício tem importantes benefícios a longo prazo para o cérebro. O novo estudo complementa uma de outra pesquisa que indica que pessoas ativas na faixa dos 70 anos têm menos encolhimento do cérebro do que os seus contemporâneos sedentários.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarBoa formaExercícios FísicosSaúdeSaúde e boa forma

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual