Persianas automatizadas: veja como aplicar essa tecnologia em sua casa (Viva Decora/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 16 de agosto de 2020 às 07h00.
Claro que a arquitetura e o design de interiores têm muito que se beneficiar com várias das novas tecnologias apresentadas recentemente no mercado.
Não seria diferente quando se trata de fechamento de janelas. As cortinas e persianas automatizadas têm conquistado um considerável espaço no mercado nos últimos anos, ganhando muitos admiradores para este sistema.
Cortinas e persianas são elementos importantes para muitas decorações, pois são capazes de controlar a luminosidade e até a temperatura dos ambientes.
Além disso, podem ajudar a valorizar a estética e dar mais confortos aos cenários tratados. Mas o seu abrir e fechar constante deve provocar um desgaste dos seus componentes e também é uma tarefa considerada incômoda para algumas pessoas. Por isso, a ideia da automatização.
No fim, cortinas e persianas são utilizadas nas decorações pela mesma razão – controle da iluminação, proteção e privacidade. Mas apesar disso, vão apresentar características de design distintas.
No caso das persianas, podem abrir em sentido horizontal e vertical; e serem feitas não só de tecido como ainda de madeira, palha, bambu, metal e PVC. Sendo assim, podem ser combinar com ambientes de muitos estilos modernos diferentes.
Para quem aprecia comodidade nos ambientes que habita, as persianas automatizadas são ótimas opções. Elas não gastam muita energia e ainda economizam o tempo dos usuários.
Uma das grandes vantagens do sistema automatizado apontado pelos fabricantes é o aumento da vida útil das persianas - pois, neste caso, o contato manual é reduzido.
Se o cômodo decorado possui muitas janelas ou se a altura desta abertura for muito grande, dificultando a abertura da cortina persiana, eis a solução. Basta um clique num controle para regular a luz, a vista, a temperatura e mais condições ambientais.
Há muitas possibilidades e tipos de persianas automatizadas à venda no mercado. Quanto à sua abertura, o sistema motorizado permite a movimentação para cima e para baixo, ou para um lado e outro - às vezes até em dois sentidos ao mesmo tempo. E seus trilhos podem ser adaptados para persianas tradicionais ou persianas rolô, romana, plissada e mais. Então, basta escolher um modelo que combine com a sua casa.
Automatização de persianas é algo, em tese, simples e complicado ao mesmo tempo. Provavelmente irá requerer uma assistência profissional.
Isto porque envolve ligações elétricas; instalação de motor, interruptores e sensores; além de ajuste do sistema por ondas de rádio ou infravermelho via controle remoto. E as funções também podem ser programadas em aplicativos próprios para aparelhos smart. Tudo isto pode confundir.
Na maioria das vezes, o motor para abertura é embutido no próprio trilho onde será presa a persiana. Quando a central de automação, instalada próxima, identifica o sinal enviado por comando de luz, movimento ou voz, ela ativa o sistema e exerce, assim, a atividade solicitada pelo usuário.
Por hora, o que você precisa saber é que cortinas e persianas automatizadas é uma realidade ao seu alcance. E quanto mais popular ficar esta tecnologia, menos ela custará aos nossos bolsos.
Pense em quantas possibilidades estes elementos podem trazer para a sua casa. Uma dica: use, por exemplo, persianas simples para cozinhas; romanas para salas, quartos e banheiros; painéis para salas de jantar e double vision para escritórios.
Essas dicas de decoração com persiana automatizada foram criadas pela equipe Viva Decora.