Casual

Para que serve e como usar o decanter para vinhos

Sommelier da Wine Trader ensina como utilizar esse importante acessório do vinho

 (Marie LaFauci/Getty Images)

(Marie LaFauci/Getty Images)

JS

Julia Storch

Publicado em 23 de maio de 2022 às 16h08.

Última atualização em 23 de maio de 2022 às 16h32.

Mesmo quem não tem um decanter em casa, já deve ter visto esse recipiente alguma vez na vida. Mas afinal, para que serve um decanter e como se usa? O sommelier Gustavo Giacchero, do marketplace Wine Trader, ensina como utilizar esse importante acessório do vinho.

Para que serve o decanter?

Decantar significa livrar um líquido de suas impurezas. Além de desprender as partículas sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. Para iniciantes, as mudanças no líquido podem não ser tão evidentes, mas o sommelier dá detalhes do que acontece ao fazer a passagem da bebida no recipiente.

“O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e, por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.

Passo a passo para usar o decanter

O procedimento para a utilização correta é simples. Porém, de acordo com Gustavo, é importante seguir as etapas do processo, dos cuidados com a limpeza até a forma de despejar o líquido na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.

Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “O finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.

Quais vinhos podem ser decantados?

Segundo o sommelier, o decanter é recomendado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.

Alguns rótulos raros na plataforma Wine Trader chegam a ter mais de 30 anos, “para decantar estes vinhos, o ideal é deixarmos as garrafas em pé por algumas horas para as partículas sólidas, que certamente teremos nestes vinhos, desçam para o fundo e facilitar nossa decantação” orienta Gustavo.

Acompanhe tudo sobre:AcessóriosBebidasVinhos

Mais de Casual

8 restaurantes brasileiros estão na lista estendida dos melhores da América Latina; veja ranking

Novos cardápios, cartas de drinques e restaurantes para aproveitar o feriado em São Paulo

A Burberry tem um plano para reverter queda de vendas de 20%. Entenda

Bernard Arnault transfere o filho Alexandre para a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH