-
1. Estrada de Canoas
zoom_out_map
1/15 (Alan Weintraub)
Casa de Oscar Niemeyer na estrada das Canoas, desenhada em 1953. Observe que panos de vidro curvos deixam entrever a floresta e o oceano ao fundo. A piscina curvilínea dialoga com as curvas da cobertura de concreto. Uma grande rocha une a piscina, a sala de estar, a cobertura e a paisagem. Roberto Burle Marx assina o paisagismo.
-
2. Casa para Edmundo Cavanelas
zoom_out_map
2/15 (Alan Weintraub)
Niemeyer desenhou esta casa para Edmundo Cavanelas, em 1954. A casa está situada em um pequeno vale e é rodeada por jardins também assinados por Burle Marx, que a inserem em um conjunto de formas orgânicas e retilíneas, atenuando intencionalmente o limite entre a natureza e artifício.
-
3. Casa para Carmen Baldo
zoom_out_map
3/15 (Alan Weintraub)
Esta casa foi desenhada para Carmen Baldo, em 1969 e fica em um exuberante terreno em declive na zona sul do Rio de Janeiro. Nesta imagem, a sala de estar e de jardim com pérgola.
-
4. Casa para Carlos Miranda
zoom_out_map
4/15 (Alan Weintraub)
Casa projetada para Carlos Miranda, em 1983, também no Rio de Janeiro. Um dos destaques desta residência é o terraço da piscina, onde, mais uma vez, predominam os traços curvilíneos, que também tem uma vista do mar. O terraço tem a vista do skyline de São Conrado, incluindo o Hotel Nacional, que também foi desenhado por Niemeyer em 1968.
-
5. Casa Oscar Niemeyer na Lagoa
zoom_out_map
5/15 (Alan Weintraub)
Casa Oscar Niemeyer na Lagoa, projetada em 1942. As venezianas são originais, mas os cobogós em tijolo cerâmico foram colocados posteriormente.
-
6. Sala de estar da casa na Lagoa
zoom_out_map
6/15 (Alan Weintraub)
Sala de estar da casa na Lagoa é um espaço onde se vê o mezanino em um extremo. A varanda envolve dois lados do cômodo, o que dá vista à lagoa e oferece ventilação.
-
7. Casa de Leonel Miranda
zoom_out_map
7/15 (Alan Weintraub)
Casa de Leonel Miranda, no Rio de Janeiro, planejada entre 1952-1955. Novamente, as áreas de estar foram inseridas em um volume geométrico. As sacadas são adornadas com painéis perfurados com concreto que deixam passar a brisa, além de serem úteis para proteger da luz solar.
-
8. Rampa para sala de estar
zoom_out_map
8/15 (Alan Weintraub)
Na mesma casa, a rampa leva à sala de estar, que também abre para a varanda frontal.
-
9. Casa nos Estados Unidos
zoom_out_map
9/15 (Casa nos Estados Unidos)
Única casa projetada por Niemeyer e construída nos Estados Unidos, foi feita para Anne e Joseph Strick e, 1964, em Santa Mônica, na Califórnia. A porta da frente tem acesso direto à sala de estar, fechada com vidro pelos dois lados.
-
10. Catetinho
zoom_out_map
10/15 (Alan Weintraub)
Catetinho, projetado por Niemeyer em 1956, em Brasília. Foi projeta para o presidente Kubitschek ocupar até o término da construção do Palácio da Alvorada.
-
11. Casa Nara Mondadori
zoom_out_map
11/15 (Alan Weintraub)
Construída em um terreno exuberante em declive na zona urbana do Rio de Janeiro, esta casa foi projetada para Carmen Baldo, em 1969.
-
12. Casa para Carmen Baldo
zoom_out_map
12/15 (Alan Weintraub)
Construída em um terreno exuberante em declive na zona urbana do Rio de Janeiro, esta casa foi projetada para Carmen Baldo, em 1969.
-
13. Cozinha
zoom_out_map
13/15 (Alan Weintraub)
A cozinha chama a atenção pelo amarelo quente.
-
14. Casa de Ana Elisa Niemeyer
zoom_out_map
14/15 (Alan Weintraub)
Casa de Ana Elisa Niemeyer, de 2005, em Jacarepaguá (RJ). O arquiteto projetou esta residência para sua neta. A sala de estar, com vidros nos dois lados, divide o jardim frontal de um pátio .
-
15. Oscar Niemeyer: Casas
zoom_out_map
15/15 (Alan Weintraub)
“Oscar Niemeyer: Casas”, de Alan Hess e Alan Weintraub, está sendo lançado no Brasil, pela Editoral Gustavo Gili, em 2012 e sai por R$ 149,00.