Casual

Oscar de 1942 é vendido por US$ 79,2 mil em leilão

Prêmio foi concedido ao filme "Minha Namorada Favorita" e leiloado o no Estado norte-americano de Rhode Island por mais do que dobro da estimativa de pré-venda


	Oscar: estatueta dourada, que nos cálculos da Briarbrook Auctions obteria de 5.000 a 30.000 dólares
 (Robyn Beck/AFP)

Oscar: estatueta dourada, que nos cálculos da Briarbrook Auctions obteria de 5.000 a 30.000 dólares (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 14h51.

Nova York - Um Oscar por direção de arte em cores concedido em 1942 ao filme "Minha Namorada Favorita" foi vendido por 79.200 dólares em um leilão no Estado norte-americano de Rhode Island, mais do que o dobro da estimativa de pré-venda.

A estatueta dourada, que nos cálculos da Briarbrook Auctions obteria de 5.000 a 30.000 dólares durante um leilão online e ao vivo, foi arrematada por um comprador anônimo da Califórnia, por telefone. O preço inclui as taxas a ser pagas pelo comprador.

"(Estatuetas do) Oscar são uma commodity rara", disse Nanci Thompson, proprietária da casa de leilões. "Simplesmente não há muitos por aí." A estatueta foi vendida por um herdeiro de Joseph C. Wright, que a ganhou pelo filme no qual os papéis principais eram de Rita Hayworth e Victor Mature. Nanci disse que desde o início da primeira cerimônia de premiação de Hollywood, em 1929, talvez menos de 200 foram vendidas.

As estatuetas raramente aparecem em leilões porque desde 1950 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia anual de premiação, faz os ganhadores assinarem um acordo pelo qual nem eles nem seus herdeiros poderão vender o Oscar antes de dar à academia a opção de comprá-lo por 1 dólar.

Wright, que morreu em 1985 aos 92 anos, ganhou o Oscar antes desse acordo.

Ele foi indicado 12 vezes ao prêmio e ganhou duas. Wright também levou para casa um Oscar por melhor direção de arte, em preto e branco, pelo filme "Isto Acima de Tudo", de 1942.

Nanci não pôde revelar o nome do comprador, que preferiu manter o anonimato, mas disse que, se pudesse, o nome seria facilmente reconhecido.

"Posso lhe dizer que o Oscar está voltando para a Califórnia", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoLeilõesOscar

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores