Casual

Oscar 2025: 'Ainda Estou Aqui' faz história e vence prêmio de Melhor Filme Internacional

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro e falado em português ganha uma estatueta na maior premiação do cinema

Oscar 2025: Brasil faz história e leva a primeira estatueta em 97 de premiação (Ainda Estou Aqui/Divulgação)

Oscar 2025: Brasil faz história e leva a primeira estatueta em 97 de premiação (Ainda Estou Aqui/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 2 de março de 2025 às 23h57.

Última atualização em 23 de abril de 2025 às 11h36.

Tudo sobreCinema
Saiba mais

A noite deste domingo, 2, é uma das mais importantes na história do cinema brasileiro dos últimos 26 anos. E ela veio premiada: "Ainda Estou Aqui" venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional e traz, pela primeira vez em 97 anos da premiação, a estatueta dourada para o Brasil.

A produção concorria com "Emilia Pérez" (França), "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha), "Flow" (Letônia") e "A Garota da Agulha" (Dinamarca). O filme concorre ainda aos prêmios de Melhor Atriz, para Fernanda Torres, e Melhor Filme, feito inédito na indústria brasileira, categorias cujos vencedores serão apresentados mais ao fim da cerimônia. Acompanhe ao vivo na EXAME.

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. É um tanto quanto significativo, então, que sua filha, Fernanda Torres, traga junto ao elenco o primeiro prêmio do Brasil para casa.

O filme balançou a indústria de cinema no Brasil como não acontecia em muitos anos. Levou sozinho mais de 5,5 milhões de pessoas aos cinemas, arrecadou mais de R$ 120 milhões, a quinta maior bilheteria de um filme nacional na história do país. E fez com que o brasileiro não só entrasse em "clima de Copa do Mundo", como também assistisse a outras produções nacionais.

Em 2024, no Brasil, o cinema arrecadou R$ 2,5 bilhões em bilheteria, faturamento gerado por quase 122 milhões de pessoas — 11 milhões delas, por exemplo, pagaram ingresso para assistir a filmes internacionais, número quase quatro vezes maior do que o registrado em 2023.

Maratona do Oscar

A corrida ao maior prêmio do cinema começou em setembro, quando "Ainda Estou Aqui" foi exibido no Festival de Veneza e aplaudido por 14 minutos. Na ocasião, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro e, desde então, estreou em mais de 50 festivais internacionais de cinema do mundo. Fernanda Torres, Walter Salles e Selton Mello participaram das estreias de diversos países europeus e cidades norte-americanas, festas e uma longa temporada em Los Angeles para divulgação do filme.

"A questão do Oscar é fazer o filme ser visto e votado. E o nosso filme é pequeno se comparado com os outros, além de ser falado em português", comentou Fernanda à EXAME na época em que "Ainda Estou Aqui" estreou nos cinemas brasileiros. Mas deu certo: o Brasil levou para casa um Oscar pela primeira vez — e isso abre muita margem para que a indústria cinematográfica cresça exponencialmente nos próximos anos.

"Ainda Estou Aqui" é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição foi feita também pela Sony Pictures. O filme está disponível no streaming da Globoplay.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Onde assistir aos indicados ao Oscar de 2025?

Por categoria:

Quem foram os indicados ao Oscar 2025

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Acompanhe tudo sobre:Filmes brasileirosFilmesOscar 2025OscarCinema

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão