Eles eram as apostas dos especialistas ou favoritos de público, mas voltam para casa sem a estatueta este ano. Confira os maiores perdedores do Oscar 2013
Lincoln (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 02h17.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
São Paulo - O filme foi indicado a 12 categorias, mas, das principais, só levou melhor ator com Daniel Day-Lewis. "Lincoln" estava entre os favoritos também para melhor filme e melhor diretor, mas acabou perdendo para "Argo" e "As Aventuras de Pi". O longa também perdeu chance de levar estatuetas nas categorias melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor fotografia, figurino, montagem, trilha sonora, mixagem de som e roteiro adaptado.
A atriz francesa interpretou uma idosa que sofre com um AVC e, aos poucos, vê sua saúde degradando. Em um filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Emmanuelle foi consagrada pela crítica mundial. A escolha da jovem Jennifer Lawrence pode não ter sido uma supresa, mas muitos especialistas em cinema vão contestar o fato da francesa não ter levado essa estatueta.
A categoria de melhor atriz sem dúvida foi uma das mais concorridas neste Oscar. Chastain recebeu sua segunda indicação ao Oscar, dessa vez como protagonista do filme "A Hora Mais Escura". A atriz faz Maya, uma agente da CIA que passou dez anos em busca de Osama Bin Laden. O filme, dirigido por Kathryn Bigelow, foi aclamado pela crítica e Chastain ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática por sua atuação. Jennifer Lawrence, que acabou levando o Oscar, havia vencido o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia.
O longa sobre a caçada da CIA em busca de Osama Bin Laden já começou com uma grande derrota: sua diretora, Kathryn Bigelow, que havia vencido o Oscar por "Guerra ao Terror", não foi indicada a melhor diretora. Mesmo assim, "A Hora Mais Escura" tinha indicações importantes e era a aposta de muitos para vencer como melhor filme, melhor atriz (Jessica Chastain) e melhor roteiro original. Para decepção dos fãs, das 5 indicações, o filme só venceu "melhor edição de som", em empate com "Skyfall".
A superprodução pode ter sido sucesso de público, mas não chegou nem perto da apreciação recebida por Senhor dos Anéis da Academia. "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", primeiro filme da trilogia, foi indicado a apenas três categorias (todas técnicas): design de produção, maquiagem e cabelo, e efeitos especiais. O filme perdeu todas as oportunidades de levar ao menos uma estatueta para casa.
6. Agora, veja os melhores e piores filmes que já levaram o Oscarzoom_out_map
O segmento de prédios com assinatura de grifes está em ascensão. No início de 2024, havia pelo menos 324 projetos em andamento, somando cerca de 26 mil unidades residenciais em 52 países