Casual

Os copos certos para beber cerveja

Além de deixar a mesa muito mais elegante, uma taça bem escolhida revela os reais aromas e sabores das bebidas

Copos para cervejas: na Inglaterra, por exemplo, onde surgiu a cerveja do tipo ale, usa-se o copo pint (Salvador Cordaro/Casa.com.br)

Copos para cervejas: na Inglaterra, por exemplo, onde surgiu a cerveja do tipo ale, usa-se o copo pint (Salvador Cordaro/Casa.com.br)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 11h34.

São Paulo - A mistura de malte, água, levedura e lúpulo compõe a fórmula básica da bebida alcoólica mais consumida no mundo: a cerveja. E, como o vinho, ela revela gostinhos diversos com o auxílio de um copo específico. Há, ainda, questões culturais por trás de alguns, que variam a cada país.

Na Inglaterra, por exemplo, onde surgiu a cerveja do tipo ale, usa-se o copo pint, que, na verdade, é o nome de uma unidade de medida próxima de 570 ml.

“Os pubs lá não têm garçom, então os frequentadores o preferem pois contém a quantidade exata de uma garrafa”, conta o cervejeiro Vitor Palma Ribeiro. O modelo assim como os outros mostrados abaixo caíram no gosto dos brasileiros.

Dica do cervejeiro

“A espuma da cerveja é muito importante, pois ajuda a conservar a temperatura por mais tempo e evita a perda de gás. Na maioria dos casos, o copo deve vir cheio e com dois dedos de colarinho – as de trigo levam quatro por causa do recipiente maior.”

Vitor Palma Ribeiro, da Cervejaria Nacional, fábrica-bar paulistana que produz cinco rótulos artesanais à vista dos clientes.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasCervejas

Mais de Casual

Azul cria novas categorias do programa de fidelidade; a mais alta é só para convidados

Passeio na Serra do Mar Paranaense disputa Oscar do turismo na categoria Trem de Luxo

15 mostras de arte que estreiam em São Paulo além da Bienal

Frida Kahlo e Diego Rivera inspiram coleção de relógios da Bvlgari; veja fotos