Casual

Os alimentos que podem ajudar a controlar a TPM

A nutricionista funcional Giovanna Arcuri indica os alimentos que ajudam na TPM e controle dos hormônios femininos

Segundo a nutricionista, a alimentação ideal deve conter oleaginosas, como as nozes, as castanhas e as amêndoas (Dercílio / Saúde)

Segundo a nutricionista, a alimentação ideal deve conter oleaginosas, como as nozes, as castanhas e as amêndoas (Dercílio / Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 12h23.

São Paulo - Segundo Giovanna, a alimentação das mulheres deve ser diferenciada da dos homens porque elas apresentam oscilações de hormônios. E ainda diferentemente dos homens, as mulheres têm aquela vontade louca de sair devorando todos os chocolates do mundo nos dias de TPM. Isso ocorre quando as taxas de serotonina caem e o corpo demanda alimentos de alto poder de saciedade, e é aí que mora o perigo!

É preciso, é preciso driblar o corpo e a mente para que trocas inteligentes aconteçam. Abandonar os doces calóricos por uma banana assada com canela ou por uma gelatina batida com frutas, por exemplo.

De acordo com Giovanna, nos dias de TPM, é importante consumir os carboidratos complexos que ajudam no bom funcionamento do intestino, consumir a carne vermelha, que é rica em ferro, e os legumes verdes escuros que são ótimos para a melhora da oxigenação das células, afastando assim, o cansaço e o desânimo, além de sempre beber bastante água.

A alimentação ideal deve ainda conter oleaginosas como as nozes, as castanhas e as amêndoas. Ainda para o time feminino, recomenda-se o consumo de verduras, que são ricas em fibras e melhoram o bolo fecal fazendo com que o intestino funcione melhor. Além de serem ricos em vitaminas, estes alimentos contribuem para a melhora da imunidade e o aspecto da pele, dos cabelos e das unhas.

Como hoje em dia todas as mulheres levam uma vida mais estressante, é necessário também controlar o estresse e a ansiedade, pois tal domínio nos propicia manter a juventude. Para isso, Giovanna recomenda a ingestão de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres como a uva, o morango, o mertilio, a cereja, a amora, a framboesa. Já o maracujá, é um ótimo calmante assim como o chá de camomila.

Confira abaixo, dica da nutricionista para uma receita leve e light, preparada com Stevita Culinária, para ajudar a saciar a vontade de docas calóricos.

Gelatina Tropical

Ingredientes:

  • ½ abacaxi descascado, cortado em cubos pequenos
  • 2 colheres (sopa) de Stevita culinária
  • 1 colher (sopa) de gelatina branca em pó sem sabor, dissolvida em ½ xícara (chá) de água quente
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • Modo de preparar:
  • Coloque o abacaxi e o adoçante numa panela e cozinhe até que fique macio e cozido, mas sem desmanchar. Retire do fogo e acrescente a gelatina dissolvida e o leite. Misture bem, coloque numa forma de buraco no meio, untada com óleo e leve para gelar até ficar firme. Sirva gelado.
  • Rendimento: 8 porções
  • Calorias: 46,5 kcal/porção
  • Carboidratos: 10,1 g
  • Proteínas: 1,2 g
  • Lipídios: 0,1 g

Receita convencional: 68 kcal/porção

Com estes hábitos simples, é possível levar uma vida com mais saúde e prosperidade.

Acompanhe tudo sobre:Alimentaçãocomida-e-bebidaGastronomiaTrigo

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking