Orishiki, mala inspirada em origami, desenvolvida pelo designer Naoki Kawamoto (Divulgação/Naoki Kawamoto)
Diogo Max
Publicado em 24 de junho de 2011 às 12h01.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h27.
São Paulo - Se você vive de aeroporto em aeroporto, ou de estação em estação, essa inovação talvez seja muito útil. O designer Naoki Kawamoto resolveu utilizar a cultura do seu país, o Japão, para desenvolver um produto que caia no gosto dos homens de negócio. Trata-se da Orishiki, uma mala inspirada em um origami, a arte de dobrar papéis.
A Orishiki possui rodas e é feita com um material resistente. Elegante, funcional e discreto, o exterior da mala permite que o usuário passeie pelo burburinho das cidades mais globais, protegendo e escondendo o seu interior, revestido de seda finamente padronizada. De acordo com o designer, a Orshiki é uma alternativa às malas tradicionais, porque, segundo o seu criador, dá ao usuário a oportunidade de expressar sua personalidade em um lugar desconhecido, fazendo com se sinta mais em casa.
Kawamoto, que resolveu divulgar seu projeto recentemente, conta como pretende atingir o seu público alvo. “Empresários tendem a viajar com poucas coisas, carregando apenas alguns artigos bem escolhidos. Eles não veem a viagem como um lazer ou um privilégio, mas uma obrigação e, às vezes, um fardo. Eles precisam de produtos não só para se adaptar à mobilidade, mas também para apreciá-la”, diz o designer.