stone
Da Redação
Publicado em 2 de junho de 2014 às 15h23.
O diretor americano Oliver Stone levará ao cinema a história de Edward Snowden, ex-analista da agência americana NSA acusado de espionagem e traição por vazar documentos secretos, publicou nesta segunda-feira o jornal britânico "Guardian", que colaborará na produção do filme.
O longa-metragem será baseado no livro "Os arquivos de Snowden: a história do homem mais procurado do mundo" (lançado no Brasil pela editora Leya), do jornalista britânico Luke Harding, ex-correspondente do "Guardian" na Rússia, e para a filmagem Stone contará com a ajuda de jornalistas do jornal como "consultores de produção e história".
Lançado no início de 2014, Harding relata como Snowden vazou milhares de documentos confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) em junho de 2013.
"É uma das grandes histórias de nosso tempo", afirmou Stone, de 73 anos, que já levou ao cinema polêmicas biografias como a de Fidel Castro em "Comandante" (2003).
É "um verdadeiro desafio. Estou feliz de o 'Guardian' trabalhar conosco", acrescentou Stone, ganhador de três Oscar (de diretor por Platoon, 1986; Nascido em 4 de Julho, 1989; melhor roteiro adaptado por O Expresso da Meia-Noite, 1978).
"A história de Edward Snowden é realmente extraordinária e as revelações sem precedentes que ele trouxe transformaram para sempre nossa compreensão e nossas relações com os governos e a tecnologia", afirmou o diretor do "Guardian", Alan Rusbridger.
O "Guardian" e o "Washington Post" receberam o prêmio Pulitzer na categoria de serviço público pelas matérias que revelaram o esquema de espionagem americana a partir dos documentos de Snowden.