Casual

Oest, nova startup de saúde feminina, quer melhorar a experiência da menopausa

Startup fundada por quatro mulheres aposta em algoritmo próprio e 10 mil combinações fitoterápicas para aliviar sintomas que afetam 73% das mulheres na menopausa

Oest: produtos voltados ao bem-estar no climatério (Fernando Cavalcanti/Divulgação)

Oest: produtos voltados ao bem-estar no climatério (Fernando Cavalcanti/Divulgação)

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 07h58.

Última atualização em 18 de outubro de 2025 às 16h16.

Tudo sobreStartups
Saiba mais

As brasileiras agora contam com uma nova aliada durante a menopausa. A Oest, startup de saúde feminina criada em São Paulo, anunciou em outubro o início de suas operações. A empresa surge com o propósito de ressignificar a experiência do último ciclo menstrual para as cerca de 30 milhões de brasileiras que vivem o climatério.

Fundada por Luca Mameri, Sharon Hess, Patricia Pessoa e Susan Betts, a Oest defende uma abordagem sem tabus, com informação qualificada e apoio coletivo. Mais do que uma empresa de produtos, o grupo se posiciona como uma comunidade dedicada ao bem-estar feminino.

A startup aposta em ciência e tecnologia para transformar a vivência da menopausa, promovendo saúde e qualidade de vida. Por meio de um algoritmo proprietário que analisa sintomas e histórico de saúde, a Oest desenvolveu a Oest Única, uma fórmula fitoterápica, não hormonal, manipulada e personalizada.

Com 10 mil combinações possíveis, a composição reúne ativos com comprovação científica e tem como objetivo aliviar vários sintomas simultaneamente, na medida certa para cada mulher. No futuro, a tecnologia será aprimorada com o uso de inteligência artificial, tornando o cuidado ainda mais individualizado.

“Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos por um grupo multidisciplinar para chegar a soluções que respeitam a individualidade de cada mulher. Em um contexto tão vasto de impactos causados neste período, essa personalização é fundamental. Nosso objetivo é construir um dos maiores datasets de saúde feminina do climatério no Brasil, e isso muda o futuro do cuidado”, afirma Mameri.

Produtos voltados ao bem-estar no climatério

Os fitoterápicos da marca contam com a validação de um conselho técnico formado por especialistas: o ginecologista Dr. Ivaldo Silva, a nutricionista Dra. Patricia Campos Ferraz, a bioquímica Dra. Lydia Fumiko Yamaguchi e a farmacêutica Dra. Iluska Torezani, responsável pelo desenvolvimento das formulações.

Além do Oest Única, outros produtos buscam atender às necessidades comuns do climatério como o Oest Forte, suplemento 3 em 1 que combina Whey Protein, Creatina e Colágeno BODYBALANCE em uma única fórmula, com 28 gramas de proteína por dose. Voltado à manutenção da massa muscular, densidade óssea e energia física.

E o Oest Espuma e Oest Hidrata, soluções íntimas não hormonais que combatem o ressecamento vaginal — condição que afeta cerca de 50% das mulheres na menopausa —, com foco em hidratação profunda por meio de ácido hialurônico e óleos brasileiros.

No Brasil, a idade média de início da menopausa é aos 48 anos

A menopausa ocorre quando os ovários interrompem a produção hormonal e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem menstruação. O processo é precedido pelo climatério, fase de mudanças hormonais e fisiológicas significativas.

De acordo com o Estudo Brasileiro de Menopausa (2022), publicado na revista científica Climateric, a idade média da última menstruação no país é de 48 anos. Durante essa transição, 73,1% das mulheres relatam sintomas como ondas de calor, suores noturnos, insônia, fadiga e névoa mental — que podem impactar diretamente a qualidade de vida.

A pesquisa, que ouviu 1,5 mil mulheres entre 45 e 65 anos, também aponta que apenas 52% buscam algum tipo de tratamento, e 22% recorrem à terapia de reposição hormonal. Muitos abandonam o cuidado nos primeiros meses, principalmente devido a efeitos colaterais como sangramento e dor nas mamas.

Acompanhe tudo sobre:exame.coreSaúdeStartups

Mais de Casual

Bares e restaurantes para acompanhar o GP de São Paulo

Primeiro seguro de carro de Gabriel Bortoleto é da Porto Seguro

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Gabriel Bortoleto encerra jejum de 8 anos do Brasil na F1 em Interlagos