Casual

Obra de Banksy será leiloada por R$ 23 mi. Dinheiro vai para saúde dos britânicos

A tela deixada pelo artista anônimo no hospital da Universidade de Southampton, no sul da Inglaterra, em maio passado, será vendido em 23 de março

Banksy: na tela, enfermeiras são representas como heroínas.  (Banksy/Divulgação)

Banksy: na tela, enfermeiras são representas como heroínas. (Banksy/Divulgação)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 9 de março de 2021 às 15h00.

Um quadro assinado por Banksy e deixado em um hospital universitário do Sul da Inglaterra em maio do ano passado será leiloado para incrementar as receitas do NHS, o serviço de saúde público do Reino Unido, uma espécie de SUS dos britânicos. 

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

A obra, assinada pelo mais conhecido e mais anônimo artista do Reino Unido, mostra uma criança escolhendo uma enfermeira como heroína. Além do quadro deixado no hospital da Universidade de Southampton ainda durante a primeira onda de coronavírus, Banksy deixou também um bilhete agradecendo o empenho dos profissionais da saúde. "Obrigado por tudo que vocês estão fazendo. Espero que isso ilumine um pouco o local, mesmo que seja apenas em preto e branco", diz a carta. 

Banksy: na tela, enfermeiras são representas como heroínas. (Banksy/Divulgação)

A tela "Game Changer", que até agora permanecia no hospital, será leiloada no próximo dia 23 de março e os recursos irão para a saúde dos britânicos, como pediu o artista. A previsão é que o quadro seja vendido por cerca de 3 milhões de libras (pouco mais de 23 milhões de reais na conversão atual).

Na época em que o quadro foi encontrado no hospital, Paula Head, líder do hospital universitário, disse à BBC que "o fato de Banksy escolher o hospital para reconhecer a excelente contribuição que todos do NHS estão fazendo, em tempos sem precedentes, foi uma grande honra”. 

Enigmático como Banksy, que nunca relevou sua verdadeira identidade, até hoje ninguém sabe como o quadro doado pelo pintor foi parar na parede do hospital  universitário. O mistério não é de hoje: há mais de duas décadas, por vezes as paredes de várias cidades da Inglaterra amanhecem com grafites de identidade visual marcada e tom sempre político, mas sem nenhuma pista do rosto atrás da obra. 

Acompanhe tudo sobre:ArteBanksyCoronavírusInglaterraPandemiaReino Unido

Mais de Casual

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes