Casual

O quiet luxury está menos silencioso? Zegna lança coleção com estampas

A grife italiana associada à atual tendência do luxo silencioso apresenta peças em cores vibrantes e padrões irregulares

Campanha da coleção da Zegna com a The Elder Statesman: cores chamativas (Zegna/Divulgação)

Campanha da coleção da Zegna com a The Elder Statesman: cores chamativas (Zegna/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 7 de setembro de 2023 às 06h30.

Última atualização em 7 de setembro de 2023 às 07h18.

Pode ser que a tendência do quiet luxury, que dominou este ano as discussões sobre a moda, já comece a definhar. Que os consumidores tenham se cansado de tanta discrição. Que os códigos de qualidade precisem voltar a ser alardeados.

Ou pode ser apenas uma coleção diferente da esperada. Afinal, esse mercado, como qualquer outro, precisa de novidades.

A italiana Zegna, uma das grifes mais associadas ao elegante padrão do quiet luxury, acaba de lançar uma coleção bastante chamativa para seus discretos padrões, desta vez em colaboração com a The Elder Statesman, marca de moda criada em Los Angeles com foco em cashmere, principalmente peças com estampas de inspiração retrô.

Foto da nova coleção da Zegna

Foto da nova coleção da Zegna: tons terrosos continuam (Zegna/Divulgação)

Segundo comunicado da Zegna, a nova coleção “tem base em uma devoção mútua pelo artesanato, materiais de excelência e mestres artesãos exímios, bem como a sincronização com a natureza, que expande horizontes para seguir um novo caminho estilístico.”

O estilo da Zegna é reinterpretado aqui em cores vibrantes, padrões irregulares, texturas ricas e cortes relaxados. Justiça seja feita, peças de tons terrosos, que têm dominado as araras das lojas da marca, continuam presentes, mas agora com sutis micro-estampas.

O ator Daniel Brühl é o rosto da campanha

Parece uma contradição. No momento em que a Gucci, conhecida nos últimos anos pelas extravagantes estampas e modelagens amplas demais, ensaia um retorno à simplicidade, a Zegna adota cores e padronagens, sempre dentro da elegância característica da grife.

O ponto de partida da colaboração apresentada agora é o chamado Oasi Cashmere, linha de cashmere que preza pela qualidade e responsabilidade. A grife italiana se comprometeu a certificar que as fibras serão 100% rastreáveis até 2024.

A coleção Zegna com The Elder Statesman foi apresentada em uma campanha estrelada pelo ator hispano-alemão Daniel Brühl, de “Adeus, Lênin”. O filme foi produzido no histórico moinho de lã da Zegna, no coração do território original do Oasi Zegna, nos Alpes Italianos.

O ator Daniel Brühl na campanha da nova coleção da Zegna

O ator Daniel Brühl na campanha da coleção da Zegna: novo rosto (Zegna/Divulgação)

"Aquilo que o visionário Ermenegildo construiu mais de 100 anos atrás continua até hoje”, disse Daniel Brühl. “Um lugar onde a natureza exuberante e as pessoas vivem e trabalham no local são respeitadas e celebradas. Se você for ao Oasi Zegna verá a dedicação, paixão e experiência de todos que trabalham para a Zegna.”

Brühl é o novo rosto oficial da campanha e agora faz parte de um grupo que conta com Mads Mikkelsen, Leo Wu e Kieran Culkin. O lançamento oficial da campanha aconteceu ontem em um evento no Maxfield de Los Angeles. A coleção estará disponível em setembro nas principais lojas da Zegna e da The Elder Statesman, além de parceiros selecionados.

Acompanhe tudo sobre:ModaItália

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking