Casual

O melhor (e o pior) da Saveiro ao longo de seus 34 anos

Picape tem público fiel e ganhou status ao passar de mero veículo de trabalho para um modelo desejado por quem não precisa de caçamba


	Saveiro: picape tem público fiel e ganhou status ao passar de mero veículo de trabalho para um modelo desejado por quem não precisa de caçamba
 (Marco de Bari)

Saveiro: picape tem público fiel e ganhou status ao passar de mero veículo de trabalho para um modelo desejado por quem não precisa de caçamba (Marco de Bari)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2016 às 12h03.

O recente facelift da Saveiro descolou sua aparência do restante da família Gol, depois de mais de três décadas com dianteira idêntica à do hatch. Agora, a picape ganha personalidade própria e visual mais robusto. 

Lançada em 1982, essa operária chegou numa época em que as picapes compactas eram uma das principais novidades do mercado, além de ser uma opção de veículo de menor porte dedicado ao trabalho. 

Hoje, o mercado mudou: são poucos os modelos (ou versões) voltados para o batente - o foco do marketing é o uso urbano, com ocasionais momentos de diversão e lazer.

A seguir, veja as principais mudanças da Saveiro ao longo dos anos e relembre suas versões especiais mais emblemáticas.

1982 - O lançamento

(Divulgação)

A Saveiro apareceu 1982, depois de Gol, Voyage e Parati. Na época, a concorrência do segmento era formada por Fiat City (picape baseada no 147) e Ford Pampa, com a Chevrolet Chevy 500 chegando um ano depois.

Básica, a Saveiro trazia a frente do Gol BX, com faróis e luzes indicadoras de direção nos para-choques, além de lanternas verticais na traseira, como na Parati. Ela estreou com o motor boxer 1.6 refrigerado a ar (o mesmo do Gol na época) e capacidade de carga de 570 quilos. 

Em 1984, a Saveiro finalmente adotou um motor refrigerado a água.

1986 - Primeiro facelift

(Acervo Quatro Rodas)

A terceira geração da Saveiro (chamada de G5 pela Volkswagen) chegou com visual totalmente reformulado e alinhado ao Gol - apresentado um ano antes. Era vendida em três versões: 1.6, Trend e a topo de linha Tropper, ambas com opções de cabine simples ou estendida, além do interessante degrau lateral para facilitar o acesso à caçamba (recurso estreado entre as picapes pequenas na Chevrolet Montana). 

Em 2010 veio a Saveiro Cross, versão com pegada fora de estrada que trazia novo para-choque, molduras nos para-lamas, borrachão lateral com nome da versão, rack de teto estendido até a metade da caçamba, novas rodas de 15 polegadas e interior com melhor acabamento.

2013 - Saveiro G6 – facelift

Marco de Bari

(Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosQuatro Rodasveiculos-utilitariosVolkswagenVW GolVW Saveiro

Mais de Casual

Asics oferece empréstimo de tênis para corrida em várias cidades do Brasil; saiba mais

Por que novo carro da Citroën marca uma das maiores revoluções da Stellantis no Brasil

A Grand Seiko, marca japonesa de relógios de luxo, chega ao Brasil

Velocidade, luxo e lazer: os iates do Boat Show SP que chegam às águas brasileiras