espetacular homem-aranha (Divulgação / Sony Pictures)
Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2014 às 13h45.
Você era daqueles que esperavam ansiosos pela chegada do novo número da revistinha do Homem-Aranha nas bancas? Vibrava com as cambalhotas do herói pelos arranha-céus de Nova York, disparando seus jatos de teia? Então toda sua memória afetiva do nerd aracnídeo será estimulada com o novo filme "O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro" que tem tudo para fazer você esquecer a franquia anterior, com o ator Tobey Maguire. O longa estreia somente no dia 1º de maio, mas a INFO teve a oportunidade de assisti-lo com antecedência e conta por que os fãs devem sair satisfeitos do cinema.
Uma das maravilhas de assistir a filmes de super-heróis com o passar dos anos, é ver como os estúdios vêm transportando com realismo esses benfeitores das HQs para as telonas, como é neste caso. O personagem interpretado por Andrew Garfield se balança por Nova York, como se estivesse segurando uma câmera GoPro, e leva o espectador a saltar da cadeira junto a ele, principalmente se for uma sessão IMAX. Os cineastas abusaram do 3D para aumentar o impacto de como o Aranha desliza por precipícios e rodopia em torno de seus antagonistas.
A história começa com Peter Parker seguindo sua vida normal de super-herói, prendendo bandidos e ajudando crianças indefesas nas ruas. O excesso de trabalho afeta até sua saúde, a ponto de ele quase perder sua formatura. Seu romance com Gwen Stacy (Emma Stone) também anda conturbado, depois dos acontecimentos do primeiro filme.
Por falar no relacionamento dos protagonistas, a sintonia de Andrew Garfield e Emma Stone impressiona as piadas e olhares carinhosos entre os dois (que namoram na vida real) refletem na escolha perfeita do diretor Marc Webb. Em uma das cenas, o jovem casal em crise brinca com os estereótipos do relacionamento a dois, como frases carinhosas que geralmente eles gostam de partilhar, sorrisinhos melosos. Até os corações mais gelados vão amolecer.
//www.youtube.com/embed/7Z37tnIGUOk?rel=0
Mas a vida de um super-herói não é somente combater um crime simples ali, outro aqui. É quando surge o personagem Max Dilon, interpretado por Jamie Foxx, que em determinado momento do filme tem a vida salva pelo Homem-Aranha, e a partir disso, inicia um amor incondicional pelo super-herói. Max trabalha na Oscorp como técnico de energia, e sente que deveria ser recompensado por tantos anos de serviços prestados, porém, ninguém dá bola para o rapaz e nem sequer lembram seu nome. A sua transformação no vilão Electro acontece em um dia conturbado na empresa Oscorp, justamente no dia do seu aniversário. De fã do aracnídeo, ele se torna um inimigo mortal do Homem-Aranha, fazendo milhares de pessoas nas ruas pagarem por um motivo bobo e infantil: o seu ego.
As cenas entre o Homem-Aranha e o Electro são espetaculares (desculpe, o trocadilho com o nome do filme). O trabalho realizado pela equipe técnica é de segurar as mãos na boca, de tão impressionante. Durante uma das batalhas do filme, na Times Square, a riqueza de detalhes dos arranha-céus e do cenário enche os olhos é como se o espectador estivesse jogando um videogame da vida real.
Entre os trailers lançados, um deles chamou atenção por evidenciar a quantidade de vilões reunidos num único filme Duende Verde, Electro e Rino. Parecia que essa seria a festa do mal contra o magricelo Peter Parker. Mas cada vilão tem um encaixe preciso na trama, sem interferir na batalha alheia, diferente daquela salada de frutas de Homem Aranha 3, dirigido por Sam Raimi. O Duende Verde interpretado com maestria pelo ator Dane DeHaan chega à trama como um singelo rapaz que recebe a triste notícia de que tem uma doença genética. Ele então começa uma busca frenética para se curar e descobre que o Homem-Aranha pode ajudá-lo com isso. A partir daí, vários eventos acontecem e muitas descobertas se cruzam na vida de Peter Parker e Harry Osbourne, todas interligadas pela empresa Oscorp e o sumiço do pai de Peter.
//www.youtube.com/embed/XH7tR6yae48?rel=0
O novo Homem-Aranha é extremamente engraçado, com piadas geniais de Peter Parker, remetendo bem ao personagem da HQ Andrew Garfield desempenha o papel tão bem que nos faz esquecer daquele feito por Tobey Maguire. Se você não consegue esquecer o Aranha de Maguire, recomendo assistir ao Espetacular Homem-Aranha 2.
O futuro da franquia já tem mais duas sequências agendadas, uma para 2016 e a outra 2018. Antes de lançar o quarto filme os estúdios Sony pretendem desenvolver ainda dois longas centrados nos vilões Venom e O Sexteto Sinistro.
Veja 25 imagens que você verá em 'O Espetacular Homem-Aranha 2': Clique para abrir o link no navegador