Casual

'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio da crítica em Cannes

Premiação foi concedida pela FIPRESCI e pelos exibidores independentes na França

'O Agente Secreto': vem Oscar por aí? (Divulgação)

'O Agente Secreto': vem Oscar por aí? (Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 24 de maio de 2025 às 12h33.

Tudo sobreCinema
Saiba mais

O caminho até a Palma de Ouro já veio premiado: "O Agente Secreto", novo longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi premiado no Festival de Cannes com o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), que reúne jornalistas de mais de 50 países, e o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d'Art et d'Essai).

'O Agente Secreto' é o 'melhor trabalho' de Wagner Moura no cinema; diz Kleber Mendonça Filho

Para além dos reconhecimentos conquistados, a produção de Mendonça concorre ao maior prêmio do festival, a Palma de Ouro, que será divulgada neste sábado, 24. O filme é apontado por alguns dos maiores veículos internacionais, Variety, Vanity Fair e The Guardian entre eles, como possível vencedor.

“Eu conversei muito com a imprensa, estive com jornalistas no domingo, na segunda, na terça e um pouco quarta. Nesses dias, eu contei sete vezes que aconteceu das pessoas, ao falarem do filme e tentar me fazer uma pergunta, ficarem com a voz embargada e pararem de falar, porque alguma coisa tinha ativado algo muito forte nelas. Isso aconteceu com jornalistas brasileiros e de nacionalidades diferentes, como franceses, espanhóis e italianos. E eu acho isso muito significativo. Eu acho que é um filme que fala do passado, fala do presente, fala do futuro”, comenta o diretor.

O reconhecimento em Cannes marca a quinta participação de Kleber Mendonça Filho no festival. Em 2019, ele já havia sido laureado com o Prêmio do Júri por "Bacurau", codirigido com Juliano Dornelles. Seus filmes anteriores "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Retratos Fantasmas" também passaram por Cannes e conquistaram espaço nas listas de melhores do ano do The New York Times.

O júri da Fipresci escolheu o filme pela "generosidade romanística e épica, que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins.”

A história de 'O Agente Secreto'

Ambientado em Recife no ano de 1977, "O Agente Secreto" é um thriller político. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.

A produção é assinada por Emilie Lesclaux, e é uma coprodução com a CinsemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).

Acompanhe tudo sobre:FilmesFilmes brasileirosCinemaFestival de Cinema de Cannes

Mais de Casual

Do asfalto para a água: Lamborghini lança scooter aquática de luxo - a mais potente já produzida

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro