Casual

"Abaporu" de Tarsila volta ao Brasil para mostra no Rio

A obra, adquirida em 1995 pelo empresário argentino Eduardo Costantini por US$ 1,43 mi em leilão, fica exposta no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires


	Abaporu: a última exibição de Abaporu no Brasil ocorreu em 2011 em Brasília na mostra Mulheres ­- Artistas e Brasileiras
 (Wikiart/Reprodução)

Abaporu: a última exibição de Abaporu no Brasil ocorreu em 2011 em Brasília na mostra Mulheres ­- Artistas e Brasileiras (Wikiart/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2016 às 17h24.

São Paulo - Abaporu (1928), pintura da artista Tarsila do Amaral (1886-1973) considerada um dos ícones do modernismo brasileiro, vai voltar ao País para ser o destaque da exposição A Cor do Brasil, a ser inaugurada em agosto no Museu de Arte do Rio (MAR).

A vinda do quadro, noticiada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi confirmada nesta segunda-feira, 13, pela instituição carioca.

A obra, adquirida em 1995 pelo empresário argentino Eduardo Costantini por US$ 1,43 milhão em leilão de Nova York, fica exposta no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba).

A última exibição de Abaporu no Brasil ocorreu em 2011 em Brasília na mostra Mulheres ­- Artistas e Brasileiras, apresentada no Palácio do Planalto.

A Cor do Brasil vai integrar o calendário de eventos culturais que ocorrerão durante a Olimpíada 2016 no Rio. A exposição tem sua abertura prevista para 2 de agosto e ficará em cartaz até 9 de outubro.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, Marcelo Campos e Clarissa Diniz, a coletiva, de caráter antológico, terá como mote exibir "os projetos cromáticos dos pintores viajantes dos séculos 17-19, das investigações acadêmicas, das experimentações modernas, dos projetos construtivos, das radicalizações da forma dos anos 1960/70, das explosões de cor dos anos 1980 e da atualidade", segundo o museu.

A Cor do Brasil será também a última realização de Herkenhoff como diretor cultural do MAR. Depois da exibição, o curador será encarregado da gestão do acervo do museu, que ainda não anunciou o novo responsável pela direção da instituição, aberta em 2013.

Desde a compra de Abaporu pelo argentino Costantini, a tela, além de exposta em 2011 em Brasília, exibida no Brasil em 1998 no Museu de Arte Moderna de São Paulo; em 2002, na exposição Da Antropofagia a Brasília, na Faap; e em 2008 na mostra Tarsila Viajante, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadescidades-brasileirasMetrópoles globaisMuseusRio de Janeiro

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega