Casual

Novo Audi RS 5 ganha o motor do Porsche Panamera

60 kg mais leve e com 17,3 mkgf a mais em relação ao anterior, o modelo é mais veloz que o "primo" da Porsche

Audi A5: carroceria foi alargada, realçando os músculos do novo RS 5 (Divulgação)

Audi A5: carroceria foi alargada, realçando os músculos do novo RS 5 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2017 às 11h29.

Última atualização em 8 de março de 2017 às 13h27.

A Audi apostou nos extremos para o Salão de Genebra. Além do conceito Q8 Sport, que antecipa a versão esportiva do futuro SUV homônimo, a marca apresentou a configuração mais poderosa do recente A5: o RS 5. Com vendas previstas para serem iniciadas em junho na Europa, o modelo deve chegar ao Brasil em 2018.

Se as configurações convencionais da nova geração do A5 já tendem à esportividade, o RS 5 deixa clara sua vocação ainda mais agressiva, aproximando-se visualmente da idéia de um muscle car europeu.

Detalhes cromados foram trocados por aço escovado e black pianoDetalhes cromados foram trocados por aço escovado e black piano

A carroceria foi alargada, com caixas de roda maiores (capazes de abrigar rodas aro 20) interligadas por um vinco lateral. Os para-choques tiveram de ser modificados, com aberturas e fendas para a entrada e saída de ar. Até os faróis ficaram mais largos, acentuando sua cara de mau. E todos os cromados foram substituídos por aço escovado e piano black.

O mais bonito Audi da atualidade? ProvavelmenteO mais bonito Audi da atualidade? Provavelmente

Por dentro, além da aparência do painel e do quadro de instrumentos típicos dos Audi, há diversos apliques em fibra de carbono e volante revestido em Alcantara. Apesar da carroceria cupê duas portas, o espaço no banco traseiro é confortável para dois passageiros.

Painel é dominado pelo Virtual Cockpit, padrão nos Audi mais luxuososPainel é dominado pelo Virtual Cockpit, padrão nos Audi mais luxuosos

Bancos traseiros são individuaisBancos traseiros são individuais

Já a mecânica é tão agressiva quanto o visual. O motor V6 2.9 biturbo é o mesmo do Porsche Panamera 4S, com 450 cv e 61,2 mkgf (17,3 a mais em relação ao RS 5 anterior).

Em conjunto com o câmbio automático de oito marchas e a tração integral, o superesportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 280 km/h – com um consumo médio de 11,5 km/l. No Porsche, o 0 a 100 é feito em 4,2. Os números são da Audi.

Quem também colabora para uma boa dinâmica é o novo conjunto de suspensão traseira, que abandona o esquema multilink trapezoidal em favor de um multilink com cinco braços – segundo a Audi, além de melhorar a agilidade e estabilidade, a nova arquitetura proporciona mais conforto em momentos de calma condução.

Geometria de suspensão é nova, melhorando a dirigibilidadeGeometria de suspensão é nova, melhorando a dirigibilidade

Por falar nos modos de direção, eles modificam as respostas de motor, câmbio, suspensão e tração integral Quattro. O peso também foi reduzido em 60 kg, o equivalente a um passageiro leve.

Como opcionais para o RS 5, a Audi oferecerá um diferencial traseiro com controle eletrônico, além de freios de cerâmica e o Dynamic Ride Control, capaz de alterar os ajustes da suspensão em movimento.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da Quatro Rodas.

Acompanhe tudo sobre:AudiAudi A5Carros

Mais de Casual

Conheça os castelos mais famosos da Escócia

Os 50 carros mais vendidos do Brasil no mês de março de 2025

Melhores ovos de Páscoa de 2025: saiba quais comprar nos mercados

'Ainda Estou Aqui': filme já está disponível no streaming; veja onde assistir