Casual

Novela "Pantanal" vira tema de bloco em carnaval de rua no Rio de Janeiro

Apesar da decisão da prefeitura, cidade amanhece com cortejos pelas ruas que movimenta a Zona Portuária e a Cinelândia

Personagem Juma Marruá, interpretado pela atriz Alanis Guillen (TV Globo/Divulgação)

Personagem Juma Marruá, interpretado pela atriz Alanis Guillen (TV Globo/Divulgação)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de abril de 2022 às 11h20.

Última atualização em 21 de abril de 2022 às 12h15.

A novela Pantanal, da TV Globo, virou tema de um cortejo que iniciou a jornada de blocos na cidade do Rio, na manhã desta quinta-feira, 21. Apesar da decisão da prefeitura do Rio de não garantir a estrutura necessária para que os carnavalescos curtam uma das festas mais tradicionais, os foliões se fantasiaram de personagens que fazem parte da narrativa da obra de Benedito Ruy Barbosa e saíram da praça ao lado do AquaRio, seguindo por toda a Zona Portuária.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito do Rio não autoriza nem proíbe blocos de Carnaval

Sapucaí: saiba o preço dos camarotes no Rio; valores chegam a R$ 12 mil

Com o nome de “Pantanal Gostoso Demais”, o grupo de músicos com pouco mais de dez pessoas, em minutos, gerou um movimento que atraiu foliões de pernas de pau, muitas “onças” e o personagem principal da novela.

Curtindo as tradicionais marchinhas de Carnaval, o professor de história Fabiano Lima decidiu ir com a fantasia de Jove, um dos personagens da obra.

"Não consigo acompanhar o ritmo das séries e prefiro as novelas. Como eu tinha uma onça de pelúcia, decidi vir como Jove, aí fiz uma câmera de papelão e vim brincar com o pessoal", disse Lima.

De acordo com a temática da festa, o que mais se via eram pessoas com roupas de oncinha. Alguns em referência ao antigo bloco "Amigos da onça" e outros para combinar com o tema da folia.

À procura da folia na Cinelândia

Antes de curtir a folia, é preciso encontrá-la. E a procura começou cedo para Yuri Baptista, que caminhou por mais de 20 minutos atrás do bloco “Amores Líquidos”. O folião, que não pode pegar o VLT por estar sem camisa, disse que nada vai estragar a sua paz e vontade de aproveitar o carnaval.

E a caça aos blocos pode virar uma saga para driblar as alterações no trânsito. Tatiana Maciel, Lilian Lacerda e Janaína Araújo encontraram o "Mistério há de pintar", em homenagem a Gilberto Gil, após saírem da festa Manie Dançante, desde as 23h no Santo Cristo. A saga incluiu encontrar alternativas às ruas fechadas, que dificultaram o acesso no dia de folia. Elas caminharam até a Glória para então pedir um carro de aplicativo até a Cinelândia.

Janaína Araújo, que trabalha como secretária, não abre mão de fazer as suas próprias fantasias. Ontem preparou o cocar verde que está usando e já tem mais fantasias preparadas para os próximos dias de Carnaval. Enquanto aguarda o início do bloco, ela dá uma volta de bicicleta para manter a energia e não deixar o sono chegar. E a agenda delas não para, com o bloco Bonytos de Corpo, também na Cinelândia, nesta sexta-feira.

Segundo Diana Almeida, uma das diretoras do bloco, o "Mistério há de pintar" foi criado em 2019 e só tinha desfilado em 2020, e então veio a pandemia de covid-19.

"São momentos difíceis para músicos e artistas como a gente. Ficamos sem energia com a pandemia e a situação que o governo nos colocou, mas chegar aqui e ver todas essas pessoas passa a tristeza. Não esquecemos, mas melhora. O Carnaval é sim para curtir muito, mas também é momento de luta e por isso homenageamos o Gilberto Gil", conta Diana.

O bloco traz um jogral para repetir com os foliões, como disse Gilberto Gil, enquanto ministro da Cultura:

“A cultura é o espaço da experimentação

Da abertura para a criatividade popular

Da aventura e da ousadia

O espaço da memória e da invenção”

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalNovelasNovelas da GloboRio de Janeiro

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque