O astronauta brasileiro Marcos Pontes deu o aval à dieta e seu rosto estampa o rótulo dos produtos (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 6 de agosto de 2012 às 16h06.
São Paulo – Em missões espaciais, os astronautas se alimentam com refeições liofilizadas, ou seja, secas, para que durem mais tempo e que fique mais fácil estocá-las. Na hora da fome, eles reidratam tudo para, então, comer. Desde junho, chegou ao mercado uma opção de regime que aplica o mesmo princípio à rotina de quem quer emagrecer.
A chamada “Dieta dos Astronautas”, lançada pelo centro de estética Emagrecentro, consiste em um kit com 14 refeições desidratadas, um frasco de cápsulas fitoterápicas e uma caixa de chá misto com 12 ervas. Cada "prato" é composto por ingredientes liofilizados e, quando se adiciona água à mistura, o conteúdo que, quando seco, pesa cerca de 80 gramas volta ao peso e volume de um prato de comida normal.
De acordo com Edson Ramuth, consultor de negócios do Emagrecentro, o diferencial das refeições da dieta é o fato de elas serem feitas com comida de verdade, serem balanceadas, sem conservantes e condimentos em excesso, e terem a quantidade mais indicada para uma pessoa emagrecer com saúde.
Cada pacote tem de 300 a 400 calorias, distribuídas em uma porção de proteína, uma de verdura e uma ou duas de carboidrato. Seguindo o regime corretamente, ele Ramuth afirma que é possível perder entre quatro e oito quilos por mês. A duração do kit, que custa 360 reais, pode variar entre sete ou 14 dias, dependendo de se a pessoa trocar duas ou uma refeição diária pelas do pacote.
Para a nutricionista Vânia Barberan, o processo de liofilização usado pelo fabricante é uma boa tecnologia para conservar os alimentos e o fato de a dieta ser formada por refeições de verdade é ainda mais interessante. “Achei bom que o produto não é um só, como uma sopa. A ideia de colocar comida com textura de comida é genial”, afirma.
Ela diz que é possível fazer um regime semelhante, com ingredientes balanceados e em pouca quantidade, mesmo sem comprar o kit, apenas com acompanhamento e autocontrole. Mas ela considera também que o conjunto pode facilitar o emagrecimento para quem tem dificuldade no processo.