Casual

Prêmio Nobel de Literatura vai para a poetisa Louise Glück

Além de escrever, ela é professora de inglês na Yale University e fez sua estreia em 1968 com o livro Firstborn

Louise Glück: Louise Glück publicou 12 coleções de poesia e alguns volumes de ensaios sobre poesia (Niklas Elmehed / Nobel Media./Divulgação)

Louise Glück: Louise Glück publicou 12 coleções de poesia e alguns volumes de ensaios sobre poesia (Niklas Elmehed / Nobel Media./Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 8 de outubro de 2020 às 08h20.

Última atualização em 8 de outubro de 2020 às 08h23.

A vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, anunciado na manhã desta quinta-feira, 8, foi a americana Louise Glück. De acordo com a premiação, a honraria vai para Louise "por sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna a existência individual universal".

Louise Glück nasceu em 1943 em Nova York e mora em Cambridge, Massachusetts. Além de escrever, ela é professora de inglês na Yale University. Ela fez sua estreia em 1968 com Firstborn, e logo foi aclamada como uma das poetisas mais proeminentes da literatura contemporânea americana. Recebeu vários prêmios de prestígio, entre eles o Prêmio Pulitzer (1993) e o Prêmio Nacional do Livro (2014).

Louise Glück publicou 12 coleções de poesia e alguns volumes de ensaios sobre poesia. Todos são caracterizados por uma busca pela clareza. A infância e a vida familiar, a relação próxima com pais e irmãos, é uma temática que permaneceu central para ela.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresLiteraturaLivrosPrêmio Nobel

Mais de Casual

De bilionário a tenista: Bill Ackman almeja ser o mais velho a ganhar pontos em um torneio ATP

"Música é Negócio": o projeto para capacitar artistas a estruturarem suas carreiras

Caça aos cogumelos: o novo esporte do inverno brasileiro

Iates luxuosos à venda no Brasil: veja as mansões sobre as águas em fotos