Casual

Níveis de doadores de sangue no Brasil segue baixo

O percentual de brasileiros que doam sangue anualmente varia de 1,76% a 1,78%, quando o percentual ideal seria de 3% a 5%

Segundo especialistas, os níveis de doações são mais altos quanto o país enfrenta tragédias (Stock.Xchange)

Segundo especialistas, os níveis de doações são mais altos quanto o país enfrenta tragédias (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 15h04.

São Paulo - O dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte da estratégia governamental de incentivar a população a praticar este ato de solidariedade.

Os níveis de doadores no Brasil são baixos e estão aquém da média ideal estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O percentual de brasileiros que doam sangue anualmente varia de 1,76% a 1,78%, quando o percentual ideal seria de 3% a 5%.

Segundo especialistas, os níveis de doações são mais altos quanto o país enfrenta tragédias. No entanto, é importante que os bancos de sangue estejam preparados constantemente e isso só pode acontecer com a participação ativa da população, incentivada por trabalhos de conscientização e informação promovidos pelo governo e apoiados pelos veículos de comunicação.

Mesmo que exista uma data comemorativa para isto, não é apenas neste dia que os brasileiros devem se sentir motivados a doar sangue. Também não é necessário esperar que alguma pessoa conhecida esteja precisando de sangue para fazer a doação. Os bancos de coleta sempre precisam de doações de todos os tipos sanguíneos.

Os requisitos básicos para a doação são:

  • Estar saudável;
  • Ter entre 18 e 67 anos (maiores de 16, que ainda não tenham completado a maioridade, podem doar desde que tenham o consentimento formal dos pais);
  • Pesar mais de 50kg;
  • Não estar em jejum

Pessoas com doenças que podem ser transmitidas pelo sangue não podem doar. Entre os impedimentos temporários estão cirurgias, ingestão de bebidas alcoólicas, transfusão de sangue, tatuagem e vacinação. Os homens devem esperar 60 dias para doar novamente e as mulheres, 90 dias.

Clique aqui e veja o mapa com os Hemocentros em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilOMS (Organização Mundial da Saúde)Saúde

Mais de Casual

Como planejar uma viagem cultural pela Grécia?

Quanto custa um ovo de Páscoa Ferrero Rocher?

Bolsa da Hermès que pode custar 350 mil reais é a nova arma na guerra das tarifas

Levi’s lança coleção Linho + Denim para o outono e estreia nova campanha com Beyoncé