O arquiteto Oscar Niemeyer (REUTERS)
Da Redação
Publicado em 15 de dezembro de 2012 às 17h00.
Rio de Janeiro - Várias cidades prepararam homenagens neste sábado ao arquiteto Oscar Niemeyer, no dia em que teria completado seu 105º aniversário.
Em Brasília, as autoridades locais prepararam um espetáculo denominado 'Abraço da Luz'. Foi montada uma estrutura com 20 metros de altura, em formato de semicírculo, que receberá iluminação especial, com 65 mil lâmpadas coloridas, e será palco de apresentações artísticas.
O espetáculo, no qual também está previsto a leitura de versos e cartas escritas pelo arquiteto, tem como objetivo ilustrar a 'grandiosidade' dos edifícios de Niemeyer na capital, segundo um comunicado do governo do Distrito Federal.
No Rio de Janeiro, sua cidade natal, Niemeyer recebeu uma homenagem mais prosaica, de autoria da Banda de Ipanema, que apresentou hoje sua camisa para o próximo Carnaval na qual aparecem desenhos do arquiteto.
O arquiteto era um apaixonado pelo Carnaval e é de sua autoria o desenho da Marquês de Sapucaí.
Niemeyer, internacionalmente reconhecido como pai da arquitetura moderna, faleceu no dia 5 de dezembro aos 104 anos em um hospital do Rio de Janeiro por problemas respiratórios.
Um dia depois foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília, uma de seus principais obras, e recebeu homenagens de todo o país e do exterior.