Casual

Niemeyer é Cidadão Ilustre Post Mortem do Mercosul

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o título é uma homenagem à genialidade e à criatividade do arquiteto


	O arquiteto Oscar Niemeyer: Niemeyer, que completaria 105 anos no dia 15 deste mês, morreu às 21h55 de ontem (5)
 (Sergio Moraes/Reuters)

O arquiteto Oscar Niemeyer: Niemeyer, que completaria 105 anos no dia 15 deste mês, morreu às 21h55 de ontem (5) (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 15h19.

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) decidiram hoje (6) conceder o título de Cidadão Ilustre Post Mortem (após a morte) ao arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite passada aos 104 anos, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma proposta da delegação da Venezuela e teve apoio unânime dos demais países representados. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o título é uma homenagem à genialidade e à criatividade do arquiteto.

Antes de aprovar a concessão do título a Niemeyer, as autoridades fizeram um minuto de silêncio. “Esta reunião de hoje [de chanceleres e embaixadores] começou com um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, responsável, inclusive por este edifício [Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exterioresem que estamos agora. Brasília não seria o que é se não fosse a capacidade de sintetizar a criatividade brasileira”, disse Patriota.

Segundo o chanceler, a concessão do título é uma homenagem à trajetória e à obra de Niemeyer. “Os chanceleres decidiram agraciar [Niemeyer] com o título Cidadão Ilustre Post Mortem do Mercosul, como forma de homenagear sua obra e celebrá-lo como gênio brasileiro.”

Durante almoço, oferecido às autoridades estrangeiras, Patriota novamente mencionou a homenagem a Niemeyer e lembrou sua história. “Não [é] só um brasileiro que nós honramos por sua criatividade, por seu talento, um representante de um humanismo muito presente na arte brasileira, mas também um cidadão profundamente comprometido com a integração regional.”

Niemeyer foi internado no dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, com complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto, que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirava com auxílio de aparelhos. Niemeyer, que completaria 105 anos no dia 15 deste mês, morreu às 21h55 de ontem (5).

Acompanhe tudo sobre:MercosulMortesOscar Niemeyer

Mais de Casual

O avião executivo mais escolhido por milionários e bilionários brasileiros

Adidas pede desculpas ao México por uso de design indígena em calçado

Foguete? Porsche bate recorde com velocidade 'insana' em rodovia na Alemanha

Conheça os rostos que irão estampar o ‘Calendário Pirelli 2026’