Casual

Mostra de SP homenageará Elia Kazan e Nino Rota

A exemplo de Cannes, que criou a seção Cannes Classics só para exibir clássicos, a 35.ª Mostra anuncia uma seleção de títulos que fazem parte da história do cinema

"Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, comemora 40 anos e também estará no evento em São Paulo (Divulgação)

"Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, comemora 40 anos e também estará no evento em São Paulo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 09h22.

São Paulo - Ainda é pouco para o que costuma ser o gigantismo da Mostra de São Paulo, com suas centenas de atrações, mas preste atenção nessa primeira lista de filmes confirmados - "Low Life"", de Nicolas Klotz; Once Upon a Time in Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan; "L'Illusion Comique", de Mathieu Amalric; e o documentário em 3D de Werner Herzog, "Cave of Forgotten Dreams". Esse último, você pode anotar para depois conferir (e cobrar), é uma obra-prima.

A exemplo de Cannes, que criou a seção Cannes Classics só para exibir clássicos restaurados, a 35.ª Mostra anuncia uma impressionante seleção de títulos que fazem parte da história do cinema. "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, que comemora 40 anos; "Táxi Driver, Motorista de Táxi", de Martin Scorsese; e três filmes italianos míticos - "O Leopardo", de Luchino Visconti; "A Doce Vida", de Federico Fellini; e "1900", de Bernardo Bertolucci. Os dois primeiros integram as comemorações do centenário de Nino Rota, que assina as trilhas de ambos.

Na sequência do admirável documentário de Martin Scorsese sobre Elia Kazan, a Mostra anuncia uma retrospectiva com dez filmes do grande diretor. Para apresentá-la, virá a São Paulo a viúva do artista, Frances Kazan. Outro evento de porte será a exposição de Sergei Paradjanov, com obras expostas no Masp e uma retrospectiva parcial de seus filmes. O diretor da Georgia, filho de armênios, foi revelado no Brasil pela Mostra. Personalidade controversa - foi preso por homossexualismo, tráfico de ícones e especulação -, Paradjanov provocaria discussões, de todo jeito, por filmes como "Cavalos de Fogo", que transpõe Romeu e Julieta para os Cárpatos.

Entre os convidados confirmados, Atom Egoyan, integrante do júri internacional, ministrará um workshop. Jan Harland, cunhado e produtor de Stanley Kubrick, também dará uma master class sobre seu trabalho com o diretor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasCinemaEntretenimentoFilmesMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025