Casual

Morre o músico cubano ganhador do Grammy Juan Formell

Formell foi diretor, baixista, arranjador e cantor do Los Van Van, grupo conhecido internacionalmente como "O trem da música cubana"

Formell: músico era considerado uma lenda da música latino-americana e se baseou na expressividade dos sons cubanos para popularizar canções como "El Negro no Tiene Na'" (Enrique de la Osa/Reuters)

Formell: músico era considerado uma lenda da música latino-americana e se baseou na expressividade dos sons cubanos para popularizar canções como "El Negro no Tiene Na'" (Enrique de la Osa/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2014 às 10h52.

Havana - O diretor da orquestra popular Los Van Van, Juan Formell, ganhador do Grammy Latino de Excelência Musical em 2013, morreu na quinta-feira em Havana aos 71 anos, informou a TV estatal.

O noticiário noturno da televisão local não especificou a causa da morte, atribuindo o óbito "a uma repentina enfermidade".

Formell nasceu em 2 de agosto de 1942 em Havana e em 1969 criou a famosa orquestra Los Van Van, que recebeu um Prêmio Grammy em 1999 pelo álbum "Llegó Van Van" (Van Van Chegou).

Ele foi diretor, baixista, arranjador e cantor do Los Van Van, grupo conhecido internacionalmente como "O trem da música cubana".

O Grammy de Excelência Musical foi entregue ao músico em novembro do ano passado nos Estados Unidos, assim como ao venezuelano Oscar D'León, a colombiana Totó La Momposina, o argentino Palito Ortega e o norte-americano Eddie Palmieri, entre outros.

Formell era considerado uma lenda da música latino-americana e se baseou na expressividade dos sons cubanos para popularizar canções como "El Negro no Tiene Na'", "Te Traigo" e "Yuya Matínez", entre outras.

Acompanhe tudo sobre:Indústria da músicaArteMúsicaEntretenimentoMortes

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis