O crítico Roger Ebert: Ebert lutou por quase uma década contra um câncer de tiroide e na glândula salival (Kevin Winter/AFP)
Da Redação
Publicado em 5 de abril de 2013 às 09h48.
Los Angeles - Roger Ebert, o primeiro crítico de cinema a ganhar um Prêmio Pulitzer, morreu nesta quinta-feira, aos 70 anos, vítima de um câncer, informou a imprensa americana.
Ebert, que há apenas dois dias anunciou em seu blog que faria uma pausa no trabalho por problemas de saúde, morreu após uma longa batalha contra o câncer, revelou o Chicago Sun-Times.
"Promoveu a excelência do cinema enquanto desacreditava o terrível, o secundário ou o meramente medíocre com um olho observador, um gênio agudo e uma profundidade de conhecimento que deleitou milhares de leitores e espectadores", escreveu o Chicago Sun-Times, no qual Ebert iniciou em 1967.
Crítico na imprensa, TV e Internet, a marca de aprovação de Ebert "com os polegares para o alto" era um certificado de excelência desejado por todos os cineastas.
Em 1975, Ebert ganhou o prêmio Pulitzer por suas críticas na imprensa e programas de TV, quando cunhou sua marca com os polegares para cima ou para baixo.
O presidente americano, Barack Obama, disse que Roger foi "para uma geração de americanos e, especialmente para Chicago, o próprio cinema. Quando ele não gostava de um filme, era honesto, e quando gostava, era efusivo, captando o poder único que tem o cinema para nos levar a um lugar mágico".
Ebert lutou por quase uma década contra um câncer de tiroide e na glândula salival.