Casual

Morre David Libeskind, que projetou o Conjunto Nacional

Arquiteto tinha 85 anos de idade e morreu devido a infecção pulmonar, insuficiência cardiorrespiratória e outras complicações decorrentes do Mal de Parkinson

Conjunto Nacional foi criado quando Libeskind tinha 26 anos (Flavio Canalonga / Veja)

Conjunto Nacional foi criado quando Libeskind tinha 26 anos (Flavio Canalonga / Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 14h23.

São Paulo – O arquiteto David Libeskind, cujo projeto mais famoso é o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, morreu na última quarta-feira, aos 85 anos. Libeskind teve infecção pulmonar, somada a insuficiência cardiorrespiratória e outras complicações decorrentes do Mal de Parkinson.

O profissional nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, mas viveu a infância e a juventude em Belo Horizonte, onde se graduou em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Após a formatura, Libeskind, que também era artista gráfico, ilustrador, pintor, mudou-se para São Paulo e ganhou destaque pelo projeto do Conjunto Nacional, realizado quando tinha apenas 26 anos. Suas influências vieram principalmente do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Copan, em São Paulo, de Oscar Niemeyer.

Entre as obras criadas por ele que também merecem atenção, estão o Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, o Edifício São Miguel e outras construções comerciais e residenciais dos bairros Higienópolis, Pacaembu e Jardins, em São Paulo. 

Acompanhe tudo sobre:ArquitetosArquiteturacidades-brasileirasMetrópoles globaisMortessao-paulo

Mais de Casual

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50