Casual

Morre Ben E. King, cantor do clássico "Stand by me"

King, que morava em Nova Jersey, faleceu de causas naturais na quinta-feira


	King: "Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX
 (Theo Wargo/Getty Images)

King: "Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX (Theo Wargo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2015 às 14h24.

Ben E. King, o cantor de soul e autor de uma das canções mais famosas século XX, "Stand by me", morreu aos 76 anos

King, que morava em Nova Jersey, faleceu de causas naturais na quinta-feira, informou à AFP o porta-voz do artista, Phil Brown.

"Ben era uma das almas mais doces, gentis e talentosas que eu tive o privilégio de conhecer e chamar de amigo durante mais de 50 anos", escreveu no Facebook o cantor de R&B Gary U.S. Bonds, um colaborador de King.

King nasceu na Carolina do Norte, mas se mudou para Nova York ainda criança. Ele iniciou a carreira na cidade em gêneros como o doo wop e o R&B. Inicialmente escreveu "Stand by me" para um grupo, mas terminou por gravar ele mesmo a canção.

Influenciada pelo gospel espiritual tradicional e os Salmos, a canção começa com uma linha de baixo que virou um clássico e apresenta uma sucessão de acordes comuns na música popular dos anos 50.

A canção foi lançada em 1961, mas foi regravada centenas de vezes e utilizada em várias trilhas sonoras.

"Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX, com mais de sete milhões de execuções, segundo a empresa musical BMI.

A música foi a inspiração para o filme "Conta Comigo" ("Stand by me", 1986), um drama adolescente dirigido por Rob Reiner e que apresentou a canção para uma nova geração.

Também foi usada em vários comerciais.

A Biblioteca do Congresso incluiu este ano "Stand by me" no Registro Nacional de Gravações, na categoria "tesouros americanos".

Em seu anúncio, a Biblioteca do Congresso afirmou que "Stand by me" tem "provavelmente a linha de baixo mais conhecida da história das gravações". A linha foi composta por Mike Stoller e tocada por Lloyd Trotman.

"Mas foi a voz incandescente de King que a transformou em um clássico", disse.

King seguiu ativo até o fim da vida, com direito a algumas turnês. Ele criou a Fundação Stand By Me, com sede em sua casa de Teaneck, Nova Jersey, para apoiar a educação dos jovens.

Acompanhe tudo sobre:ArtistasCelebridadesEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricos

Mais de Casual

LVMH Watch Week: os lançamentos das marcas que combinam legado e luxo

LVMH Watch Week: o ano da Serpenti para a Bvlgari

Lounge da Air France em Paris ganha fragrância com inspiração no lendário Concorde

Grupo que atendeu 500 mil em SP investe R$ 10 mi e leva restaurantes a cobiçado polo gastronômico