O Teatro Solis em Montevidéu: a capital do Uruguai foi escolhida este ano como a capital ibero-americana da cultura (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 10h00.
Brasília - A cidade de Montevidéu, no Uruguai, foi escolhida este ano a capital ibero-americana da cultura. A iniciativa é da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) que reúne 27 localidades, inclusive Brasília.
Ao longo de 2013, a capital uruguaia deve promover uma série de eventos artísticos, como festivais internacionais de tango, cinema, jazz, arte artes e design.
A prefeita de Montevidéu, Ana Olivera, lembrou que a cidade recebeu a mesma distinção em 1996. Segundo ela, a primeira atividade será o Desfile Ibero-Americano de Carnaval, no bairro de Carrasco, em 19 de janeiro.
Ao apresentar a cidade na disputa de capital cultural, a prefeitura de Montevidéu mostrou um calendário de atividades artísticas.
Na relação se destacam o Festival Internacional de Música Avançada e Cultura Contemporânea, de 9 a 13 de abril; o Fest Contrapedal, de 10 a 14 de abril; a Semana de La Cumparsita, em abril; o Festival de Desenho, em 15 de junho; o Festival de Arte Futura, em novembro, e vários eventos de tango, cinema, jazz e teatro.