Cameron Diaz, em 2010, vestindo Oscar de la Renta (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 5 de setembro de 2012 às 20h49.
Nova York - A trajetória do estilista dominicano Oscar de la Renta foi reconhecida nesta quarta-feira pelo Conselho de Costura do Instituto da Moda de Nova York, que concedeu seu prêmio máximo ao costureiro, ato que abriu a Semana da Moda da cidade, que começa amanhã.
''Para mim é uma honra receber um prêmio, sobretudo, por algo que adoro fazer. Para mim a moda é uma paixão, algo em que estou há muitos anos'', disse à Agência Efe o designer, antes de receber o prêmio das mãos do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em um evento lotado no teatro David H. Koch, do Lincoln Center, que se referiu ao costureiro como ''uma lenda'' e um ''amigo próximo''.
De la Renta, um dos costureiros mais respeitados nos Estados Unidos, contou à Efe que, apesar de suas cinco décadas de moda, ainda está ''aprendendo, ainda há novos desafios'' em sua carreira bem-sucedida, com que construiu um império.
O designer é o preferido de personalidades que vão de primeiras-damas americanas até estrelas como a atriz Sarah Jessica Parker, que esteve no evento, usando um vestido de verão até o joelho com estampa de quadrados vermelhos e brancos.
O criador dominicano, cujo império inclui roupas íntimas para homens e mulheres, perfumes, acessórios, artigos para casa, coleções infantis, sapatos e joias, lembrou que sua musa sempre foi a mulher, que veste desde 1965 quando criou sua empresa em Nova York, onde mora e em 11 de setembro apresentará sua nova coleção.
''Aprendo com a mulher, que visto. É extraordinário o que aconteceu com a mulher nos últimos 40 anos, é incrível. Sinto-me orgulhoso de ter sido testemunha de seu avanço'', afirmou o estilista, que hoje foi definido no evento como sinônimo de ''elegância, glamour e romantismo''.