Casual

Mocktails, cervejas e vinho sem álcool: a nova tendência que chegou para ficar

O consumo de bebidas sem álcool cresce no mundo todo, inclusive no Brasil, puxado principalmente por jovens da geração Z

Corona vira aposta da Ambev e faz sucesso em São Paulo. (Ambev/Divulgação)

Corona vira aposta da Ambev e faz sucesso em São Paulo. (Ambev/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 07h44.

Ao entrar no Time Out Market de Montreal, na icônica Rue Sainte Catherine, no Canadá, é impossível não notar o bar central, sempre movimentado, com uma fila considerável. O que chama a atenção nesse espaço é que ele representa uma tendência crescente global: um cardápio com mocktails (drinques sem álcool), smoothies e sodas, tudo sem álcool.

Esse bar, que serve somente bebidas álcool free, é apenas um exemplo de um mercado em expansão, com crescimento anual projetado de 6% até 2027 nos dez principais mercados globais, incluindo o Brasil, de acordo com a IWSR.

“Consumidores da geração Z e millennials, em particular, estão mais dispostos a experimentar novas alternativas sem álcool”, afirma Susie Goldspink, chefe de insights sobre produtos sem álcool da IWSR. Além da mudança geracional, há um público crescente que evita o álcool por motivos médicos ou religiosos, como os evangélicos, que representam quase 30% da população brasileira, ou em países islâmicos.

Esse movimento já se reflete no mercado brasileiro. A vinícola gaúcha Aurora, por exemplo, comercializou 420.000 litros de bebidas zero álcool de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 117% em relação a 2023. Um levantamento do Euromonitor International revela que, em 2023, o Brasil produziu 480 milhões de litros de cerveja sem álcool, três vezes mais que em 2019.

Acompanhe tudo sobre:Bebidas

Mais de Casual

Relógios da Rolex começam o ano até 14% mais caros

Mansão de R$ 39 milhões em SC combina luxo, natureza e conforto para férias

5 projetos da arquitetura que serão inaugurados em 2025

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana