Casual

Mineirinho conquista mundo e é campeão de surfe pela 1ª vez

Adriano de Souza chegou à final da decisiva etapa de Pipeline do Circuito Mundial, e garantiu matematicamente o seu primeiro título mundial de surfe

Adriano de Souza, o Mineirinho, surfa no Rio de Janeiro (Buda Mendes/Getty Images)

Adriano de Souza, o Mineirinho, surfa no Rio de Janeiro (Buda Mendes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2015 às 20h44.

Pipeline, Estados Unidos - Adriano de Souza, o Mineirinho, chegou à final da decisiva etapa de Pipeline do Circuito Mundial, nesta quinta-feira, e garantiu matematicamente o seu primeiro título mundial de surfe ao superar matematicamente o australiano Mick Fanning, que foi eliminado por Gabriel Medina na outra semifinal e não conseguiu conquistar o tetracampeonato.

Após 10 anos no Circuito Mundial, Mineirinho pôde enfim comemorar seu primeiro título em uma praia lotada de brasileiros.

Ele foi carregado pelos torcedores logo ao sair da água após a vitória sobre o havaiano Mason Ho na semifinal. Aos 28 anos, ele é o segundo brasileiro a ser campeão de surfe. No ano passado, Medina conquistou o título.

Outro fato importante é que os brasileiros conquistaram os três troféus mais importantes no Havaí. Mineirinho foi campeão mundial, Gabriel Medina conquistou a Tríplice Coroa Havaiana e o troféu de campeão da etapa de Pipeline ficará entre Medina e Mineirinho, que ainda farão nesta quinta-feira a final da última etapa do ano.

Com uma trajetória marcada por superação, Mineirinho vem de família humilde do Guarujá (SP) e sempre foi considerado um surfista talentoso. Ele também tem como marca mostrar raça e lutar até o fim nas baterias. Para ele, o título mundial é a realização de um sonho de criança, que agora se tornou realidade.

A vitória de Mineirinho comprova o bom momento do surfe no Brasil, com o título de Caio Ibelli no WQS, uma espécie de segunda divisão, e a boa temporada de Filipe Toledo e Italo Ferreira, que também terminaram o ano entre os melhores do mundo.

Acompanhe tudo sobre:EsportesGabriel MedinaHavaíSurfe

Mais de Casual

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo