Costa Mujeres: praia paradisíaca mexicana. (Roberto Machado Noa/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 27 de julho de 2023 às 07h13.
Última atualização em 27 de julho de 2023 às 09h47.
Quando se menciona o México, Cancún é geralmente o primeiro destino que vem à mente de muitas pessoas.
Com suas belezas naturais deslumbrantes, águas azuis impressionantes e vida noturna animada, a cidade é realmente um destino popular entre os viajantes brasileiros.
No entanto, a região de Yucatán, além de Cancún, oferece uma série de atrações imperdíveis que merecem ser exploradas em detalhes. Desde cenotes deslumbrantes até antigas ruínas da civilização maia e praias tranquilas com águas cristalinas, há muito mais para descobrir na península.
A temperatura média anual é de 27°C, podendo chegar perto dos 40°C no verão. A alta temporada vai de dezembro a março, mas para evitar preços elevados e agitação, é recomendável viajar entre abril e maio.
Para os viajantes em busca de tranquilidade e sossego, Costa Mujeres é uma excelente opção. Localizada a apenas 20 minutos ao norte de Cancún, a cidade oferece uma estrutura semelhante a de resorts all inclusive e praias paradisíacas, mas com uma atmosfera mais exclusiva.
Nada de festas barulhentas ou agitação; os luxuosos hotéis de frente para a praia atraem um público mais tranquilo, proporcionando o ambiente perfeito para quem prefere apreciar o som do mar e evitar grandes multidões.
O RIU Costa Mujeres é um resort cinco estrelas à beira-mar que oferece opções de entretenimento para todas as idades. Durante o dia, os hóspedes podem desfrutar de aulas de dança, ginástica, pilates, pintura e atividades na piscina, além do parque aquático exclusivo do resort, que funciona seis dias por semana, com toboáguas radicais para todas as idades. À noite, os restaurantes especializados e shows diários garantem momentos memoráveis sem que os hóspedes precisem sair do hotel.
A rede RIU conta com um programa de entretenimento que inclui shows, musicais, stand-up comedy, noite do karaokê, apresentações de cantores de ópera e muito mais. Para Javier Monje, Diretor de Vendas da RIU no Caribe Mexicano, o mercado brasileiro sempre foi muito significante para a rede e os hotéis já operam com capacidade total.
Já para aqueles que buscam uma experiência histórica e cultural completa, visitar o sítio arqueológico de Chichén Itzá é uma excelente opção. Essa atração permite a visitação ao espaço onde foi a antiga capital Maya e conta com diversas ruínas de construções importantes para a civilização na época, entre elas, a pirâmide de Kukulcán, considerada uma das sete maravilhas do mundo.
O local fica a cerca de 2h30 de carro da região de Cancún e pode ser acessado tanto por quem está viajando por conta quanto por quem está com excursões. Os ingressos custam 497 pesos mexicanos, ou aproximadamente 115 reais, mas valem cada centavo, pois a experiência realmente não tem preço.
Para quem quiser um tour mais detalhado, que conte curiosidades sobre os monumentos e explique mais sobre a história do lugar, guias turísticos estão disponíveis para contratação na entrada do parque, com preços a serem negociados.
Dica: para evitar grandes aglomerações, programe sua visita para o final do dia, mas fique atento nos horários: o parque fecha às 17h e permite a entrada de turistas só até as 16h30. Dessa forma, você não só consegue aproveitar local mais vazio, como também foge do sol forte, muito característico da região.
Para aqueles que buscam espaços “instagramáveis”, vida noturna animada e público jovem, Tulum é uma excelente opção. Situada a 2h30 de Cancún, a cidade ficou famosa por receber influencers de todas as partes do mundo, que são verdadeiros amantes do local.
Aqui, esqueça todo o estilo de hotéis all inclusive e resorts gigantescos, pois o estilo é diferente: hotéis menores, no estilo boutique, são a verdadeira sensação, todos com uma proposta de arquitetura diferenciada, com estilo rústico, que valoriza elementos da natureza para criar um ambiente diferenciado. Mas prepare o bolso: ali é a região mais cara e todos os preços, desde uma garrafa d’água até a diária nos hotéis, são bem salgados.
Entre os destaques, vale visitar a escultura “Ven a La Luz”, do artista Daniel Popper, bem como os hotéis mais diferentões e irreverentes, como o famoso Azulik, que conta com um design arrojado e rústico que é tendência nos arredores. Fora esses locais, caminhar pela praia, visitar algum dos beach clubs e explorar a rua principal de Tulum com suas lojas, restaurantes e bares já garantem a programação para pelo menos um dia de passeio completo.
Além das praias de tirar o fôlego, a região também conta com outra opção excelente para os amantes da natureza: os cenotes. São mais de 70 espalhados por toda península de Yucatán, cada um deles com as mais diversas características e particularidades.
A visitação de cenotes tem ganhado cada vez mais espaço no roteiro dos viajantes que buscam conhecer locais menos explorados e viver uma experiência com água doce e cristalina, formações rochosas pitorescas e claro, peixes por todos os lados.
Essa é uma opção tanto para quem está viajando por conta, que pode incluir cenotes ao longo de seu roteiro e visitá-los de carro, como para aqueles que viajam em excursões, pois existem agências locais que fazem esses passeios e cuidam de tudo, transfer, ingressos e alimentação.
Cenotes mais famosos da região
Dica: para quem não quer errar, pode apostar na culinária local e escolher nas redes de restaurantes locais, como Burrito, Amor, La Zebra e Loco Tacos.
Por Paola Di Buono – Revista Qual Viagem.