Casual

Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi disputam Bola de Ouro

Neymar não ficou entre os finalistas, apesar de ter brigado nas listas preliminares. O Brasil será representado pela atacante Marta, do futebol feminino

Apesar de estar fora do Bola de Ouro, Neymar entrou na lista de finalistas para o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, ao lado de Messi e Wayne Rooney (Getty Images)

Apesar de estar fora do Bola de Ouro, Neymar entrou na lista de finalistas para o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, ao lado de Messi e Wayne Rooney (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 09h05.

Paris - A Fifa anunciou nesta segunda-feira os finalistas para os principais prêmios do ano. Lionel Messi e Xavi Hernandez, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, são os três candidatos a ficar com a Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador do mundo neste ano. O brasileiro Neymar chegou a entrar na briga nas listas preliminares, mas não foi incluído entre os finalistas.

O atacante santista, porém, não deixará de participar da cerimônia de premiação no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Ele entrou na lista de finalistas para o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, ao lado de Messi e Wayne Rooney, do Manchester United. O gol candidato ao troféu foi marcado na derrota do Santos para o Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

Neymar tinha boas chances de se tornar o primeiro jogador que atua no Brasil a entrar na briga pela Bola de Ouro - os brasileiros que já levaram o Prêmio jogavam fora do País. O santista chegou a aparecer na lista preliminar de 23 classificados, mas ficou de fora da lista final definida por votação dos técnicos das seleções nacionais e membros da imprensa esportiva selecionados pela revista France Football.

Messi buscará seu terceiro troféu consecutivo, após superar os companheiros de time Xavi e Andres Iniesta no ano passado. Se vencer de novo, o argentino se igualará ao francês Michel Platini e aos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten, donos de três troféus cada. Desta vez, Messi terá a forte concorrência de Cristiano Ronaldo, maior artilheiro dos campeonatos europeus da temporada de 2010/2011, com 40 gols.

O Brasil também será representado no dia 9 de janeiro pela atacante Marta. Eleita a melhor jogadora do mundo nos últimos cinco anos, ela buscará seu sexto troféu seguido na disputa com a japonesa Homare Sawa e a norte-americana Abby Wambach.

A Fifa também premiará em janeiro o melhor técnico do ano. Alex Ferguson, do Manchester United, Josep Guardiola, do Barcelona, e José Mourinho, do Real Madrid, são os candidatos ao troféu. No futebol feminino, disputam o francês Bruno Bini, o japonês Norio Sasaki e a sueca Pia Sundhage.

O prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do mundo, será entregue pela segunda vez seguida em uma parceria entre a Fifa e a revista France Football. O primeiro vencedor foi Lionel Messi, em 2010.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCelebridadesCristiano RonaldoEsportesFifaFutebolJogadores de futebolLionel MessiNeymar

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado