Angela Merkel na final da Copa do Mundo: acabou fama de pé-fria (Montagem EXAME.com // REUTERS/Eddie Keogh)
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2014 às 11h58.
São Paulo - Acostumada a lidar com as enroscadas econômicas da União Europeia com unhas e dentes, a chanceler alemã, Angela Merkel - que já chegou a ser chamada de "Dama de Ferro", em alusão à Margareth Thatcher - mostrou mais uma vez no Brasil que quando se trata de futebol e Copa, ela vira torcedora.
O ar caloroso com que cumprimentava cada um dos jogadores da seleção campeã após a entrega da taça chamou atenção de internautas no Twitter:
Angela Merkel quebrando o protocolo e beijando os jogadores. Aí, que povo frio...
— Adriana Berger (@bergerdri) 13 julho 2014
Merkel com cara de "Mamãe tá muito orgulhosa de vocês <3"
— Menina Andréa (@MeninAndrea) 13 julho 2014
Para entender do que essas pessoas estão falando, é preciso ver imagens como as abaixo, uma prova de que os jogadores aprenderam a ficar bem à vontade com a mandatária.
Manuel Neuer recebe o prémio de melhor guarda-redes. E abraça Merkel pic.twitter.com/8dmwjrqpbZ
— iDesporto (@iDesporto) 13 julho 2014
Mas não é só isso. Assim como fez no primeiro jogo da seleção alemã na Copa do Mundo, Merkel provou que não consegue assistir a uma partida mantendo a pose (no que foi bem seguida por Dilma, a julgar das caras e bocas que se vê abaixo).
Em seu país, Angela Merkel ouve acusações de usar o futebol para se promover.
Pode até ser, mas é fato que ela angaria simpatia quando o faz. Olha ela como a única presença feminina dentro do Maracanã com a seleção alemã.
Bem à vontade.
Die Kanzlerin feiert mit den Weltmeistern. #dfbteam #aneurerseite pic.twitter.com/gaWd9qYGp1
— DFB (Verband) (@DFB_Themen) 13 julho 2014
Selfie 2…:-) pic.twitter.com/RJh7RnXXUw
— Lukas-Podolski.com (@Podolski10) 13 julho 2014
Além de tudo isso, oficialmente a chanceler alemã acabou com a fama que tem de pé-fria, conquistada por ela estar presente em duras derrotas alemãs nas duas últimas Copas e na Eurocopa. E porque seu time do coração, Energie Cottbus, teve mais campanhas ruins que boas depois que ela virou primeira-ministra.
Nada disso deve importar mais, já que como líder fã de futebol, não há nenhum(a) outro(a) que dormirá tão tranquilo(a) quanto ela hoje.