Masp durante quarentena: mesmo fechado, museu oferece lives e conteúdo digital (wsfurlan/Getty Images)
Guilherme Dearo
Publicado em 12 de maio de 2020 às 14h42.
Última atualização em 14 de maio de 2020 às 21h25.
Fechado durante a quarentena, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) estreia (12) hoje novo projeto de lives para oferecer conteúdo educativo de arte para o público.
O programa virtual Diálogos no Acervo ocorrerá toda terça-feira, às 16h, no Instagram no museu. A ideia é debater a fundo uma obra escolhida do acervo, abordando contexto histórico, técnica e elementos visuais da obra.
Hoje (12), a obra em debate será "Candombe", quadro de 1930 do artista uruguaio Pedro Figari (1861-1938).
Com as lives, o museu substitui o programa gratuito de visitas guiadas que existia em condições normais, onde os visitantes contavam com guias para explorar novas relações entre obras e galerias e também entre obras e espectadores.
O museu planeja novos debates ao longo de maio e junho.
Além das lives, é possível visitar o museu via Google Arts & Culture, com tour virtual e detalhes das obras do acervo.
Outra opção são os áudios gratuitos, com o app Masp Áudios. Para download, os cerca de 170 áudios trazem comentários das obras feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças. É possível baixar para sistema iOS ou Android.
Mensalmente, o museu também está promovendo uma live com curadores do Masp e convidados. A primeira edição do evento aconteceu em 13 de abril, com Adriano Pedrosa, curador do museu, e Lilia Schwarcz, curadora adjunta. A próxima edição acontece no dia 18 de maio, com conversa entre Adriano Pedrosa e Cecília Winter, coordenadora de Acervo, Conservação e Restauro no museu.