Casual

Marcas brasileiras de móveis que chamaram a atenção em evento internacional

Entre mais de 2.100 expositores do Salão do Móvel de Milão, o Brasil ficou em quinto lugar em termos de espaço ocupado

Poltrona Bulbo: obra do designer Eduardo Trevisan. (Divulgação/Divulgação)

Poltrona Bulbo: obra do designer Eduardo Trevisan. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 4 de maio de 2025 às 10h31.

Da icônica Poltrona Mole, criada pelo arquiteto Sergio Rodrigues e parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, aos inovadores trabalhos dos irmãos Campana, o design brasileiro é referência mundial. E a Semana de Design de Milão, que ocorreu de 7 a 13 de abril, reafirmou essa posição. Entre mais de 2.100 expositores, o país ficou em quinto lugar em termos de espaço ocupado. Além do evento principal, o Salão do Móvel de Milão, as mostras paralelas, como o ­Fuo­riSalone, estavam repletas de design brasileiro.

Poltrona Juruá: inspirada nas curvas do rio de mesmo nome (Divulgação/Divulgação)

Curvas de Niemeyer

Em colaboração com a Fundação Oscar Niemeyer e com o apoio da ApexBrasil e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (via Brazilian Furniture), a Etel encomendou ao historiador Francesco Perrotta-Bosch um estudo sobre a obra do arquiteto na Itália. São 13 projetos, apresentados com desenhos originais do acervo da fundação e fotografias assinadas por Luisa Porta. Para a edição de Milão 2025, a marca levou a linha Módulo, criada pelo arquiteto. Linhas simples e elegantes formam a base da poltrona que integra o conjunto. A curva, elemento característico de Niemeyer, aparece de forma sutil.

Sofá Juruá: mesa de apoio acoplada à peça (Divulgação/Divulgação)

A reinvenção do clássico banco alto

A Maxdesign, marca italiana de mobiliários corporativos de alto padrão, pertencente ao FK Grupo brasileiro, apresentou lançamentos de designers internacionais e nacionais. Entre eles destaca-se a releitura do clássico banco alto, assinada pelo designer Geckeler Michels. A peça, que combina resistência e durabilidade com um refinamento minimalista, agora está disponível nas versões giratória e estofada, além de três alturas (45, 65 e 75 centímetros), oferecendo versatilidade para diferentes espaços.

Banco Maxdesign: releitura do clássico banco alto (Divulgação/Divulgação)

Juruá: a fluidez da natureza

No Salone del Mobile, a Bell’Arte, especialista em estofados de luxo e design autoral, apresentou dois lançamentos: a poltrona Solta, de Crystian Freiberger, e a linha Juruá, criada por Larissa Diegolli. A linha Juruá buscou capturar a fluidez do Rio Juruá, que fica no norte do país e é o mais sinuoso do planeta, com formas inspiradas nas curvas do rio. A coleção inclui um sofá e uma poltrona, acompanhados por mesas laterais e aparadores em madeira maciça, que fazem referência às palafitas.

Poltrona Mauna: edição limitada a dez unidades (Divulgação/Divulgação)

Poltrona Bulbo: robustez e suavidade

O FuoriSalone, evento paralelo ao Salone del Mobile, transformou Milão em um centro vibrante de exposições e instalações, e o design brasileiro se fez presente. Dentro da exposição Chuva de Caju (Cashew Rain), promovida pela ApexBrasil, chamou a atenção a Poltrona Bulbo, do designer brasileiro Eduardo Trevisan. A peça explora a robustez natural da madeira maciça Tauari em contraste com a suavidade do design e do revestimento em tecido de matéria-prima orgânica.

Homenagem às montanhas do mundo

Dentro do FuoriSalone, a mostra Piloto Milano, com curadoria de Ricardo Gaioso, apresentou suas coleções em locais icônicos, como o Le Cavallerizze, no distrito de S. Ambrogio. Nesse espaço, a Tecline e o designer Ronald Sasson lançaram uma coleção exclusiva de poltronas inspiradas nas paisagens naturais mais icônicas do planeta. Limitadas a apenas dez unidades, as poltronas Mauna e Kea são inspiradas nas montanhas mais altas do mundo, enquanto a Kili homenageia o majestoso Kilimanjaro, refletindo sua imponência e grandiosidade.

Acompanhe tudo sobre:DesignMilão

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'