Relógio de cimento: marca não possui representação no Brasil e o valor final do relógio não foi divulgado (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 5 de março de 2016 às 11h20.
São Paulo - Acostumados com as mais diversas opções de metal, ou mesmo o emprego de alguns materiais mais resistentes, como o carbono, certamente nunca passou pela sua cabeça (ou a de qualquer pessoa que entenda minimamente de relojoaria) ter ou mesmo conhecer um relógio feito de cimento, não é mesmo?
Pois acabamos de ser pegos de jeito pelo arquiteto e designer italiano Giuliano Mazzuoli, que apresentou Cemento, sua nova criação.
Sua inspiração veio quando uma manutenção era feita no jardim de Mazzuoli e ele parou para observar os trabalhadores preparando cimento em seu jardim.
“Pensei nesta mistura para construir uma caixa e uma segunda fase para manter a coloração cinza-esverdeada, que some quando o material seca e matura”, conta o artista. Desta forma, a recuperação desta tonalidade é alcançada após um processo de polimento que, além de cor, entrega uma boa textura ao toque.
A peça conta, então, com uma caixa elaborada na Itália em cimento, com 45 mm de diâmetro e 13,5 mm de espessura. Ela abriga um movimento suíço ETA 2842/2 de corda automática, com sistema Incabloc, 25 joias, operação a 28.800 vph e 40 horas de reserva de energia.
O calibre entrega horas, minutos e segundos centrais. Os ponteiros de horas e minutos são rodinados, enquanto o ponteiro de segundos é vermelho.
Os indicadores aplicados metálicos possuem um formato de paralelepípedo; eles estão sobre um dial de cerâmica preta fosca. A posição de 6 horas, no mostrador, apresenta o nome do relógio em branco, sobre um fundo azul.
Com um cristal de safira sobre o mostrador e uma coroa em aço com detalhe em preto, o relógio oferece 50 metros de resistência sob a água. A finalização da peça é dada por uma pulseira de couro de vitelo feita na Toscana.
A marca não possui representação no Brasil e o valor final do relógio não foi divulgado.