Edify One, em Itapema, Santa Catarina. (Divulgação/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 15 de março de 2024 às 08h01.
Um prédio residencial, ainda em construção em um dos metros quadrados mais caros do país, resolveu colocar dentro do projeto o uso de Inteligência Artificial. Todo o sistema que controla a segurança do edifício Edify One, em Itapema, Santa Catarina, será feito por IA. O sistema tem sido apontado como uma tendência dos edifícios para os próximos anos.
"O uso de inteligência artificial proporciona uma vigilância mais eficaz, com câmeras espalhadas por todo o edifício de alta performance e análise constante de movimentos atípicos no entorno do prédio, além de interações e concentração de dados precisos que detectam qualquer tipo de ameaça. Mas para que a tecnologia seja utilizada de maneira eficiente, também vamos investir no treinamento da equipe de condomínio que vai utilizá-la”, explica a diretora da construtora Edify, Manoela Passos Legarrea.
O prédio também vai contar com o Building Maintenance Unity (B.M.U.), mecanismo inteligente de suspensão para limpeza de fachadas, içamento de mobílias, entre outras funcionalidades. Outra tecnologia disponível no empreendimento é o barramento blindado, que substitui o cabeamento convencional na transmissão de energia elétrica e é mais seguro e duradouro.
O Edify One terá 68 apartamentos, com metragens que vão de 264 m² a 966 m² e valores a partir de R$ 9,5 milhões. Com previsão de entrega para dezembro de 2028, no total serão 41 pavimentos e 32 mil metros quadrados de área construída, na avenida Beira-Mar.
A cobertura triplex é uma verdadeira mansão suspensa, com 966 metros quadrados, seis suítes e oito vagas de garagem, com projeto feito pela GaragePlan, e carregador para veículos elétricos. Para transitar entre os três andares do apartamento, haverá um elevador privativo, além de escadas e entrada social e de serviço independentes. Para morar no apartamento é preciso desembolsar R$ 40 milhões.