Casual

Madri e Barcelona poderão reabrir terraços, hotéis e museus amanhã (25)

Com restrições de capacidade rigorosas, Madri e Barcelona poderão reabrir terraços de bares, museus e hotéis

Espanha: Madri e Barcelona vão reabrir bares e hotéis com grandes restrições (Sergio Perez/Reuters)

Espanha: Madri e Barcelona vão reabrir bares e hotéis com grandes restrições (Sergio Perez/Reuters)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 24 de maio de 2020 às 07h00.

Última atualização em 24 de maio de 2020 às 07h00.

Com restrições de capacidade rigorosas, Madri e Barcelona poderão reabrir terraços de bares, museus e hotéis, como já havia feito metade do país há duas semanas, anunciou o governo espanhol nesta sexta-feira (22).

Cerca de 22 milhões de espanhóis também serão beneficiados com a reabertura, em suas respectivas províncias, de praias, piscinas e até teatros.

Em todos os casos, a reabertura será feita com restrições de capacidade para continuar o controle da pandemia do novo coronavírus, que causou até o momento por volta de 28.000 mortes na Espanha.

Após um conselho de ministros extraordinário, o Executivo anunciou a transferência de Madri e Barcelona, as duas maiores cidades do país, para a chamada Fase 1, duas semanas depois de metade da Espanha. Ambas as áreas foram as mais castigadas pela epidemia no país.

Graças à Fase 1, bares e restaurantes poderão reabrir seus terraços ao ar livre, desde que tenham uma ocupação limitada de 50% das mesas, nas quais até dez pessoas poderão se reunir.

Museus também poderão reabrir - com capacidade reduzida a um terço - e hotéis, embora as áreas comuns dos mesmos, como piscinas, academias e salões de jogos ainda permaneçam fechadas para prevenir riscos de contágio.

Nesta semana, tanto em Madri quanto em Barcelona, alguns pequenos comércios começaram a reabrir. Com a fase 1, a expectativa é de aumento nesse movimento, já que poderão voltar a funcionar locais de até 400 m2, com 30% da capacidade.

Habitantes de ambas as cidades poderão se deslocar para municípios próximos, embora "no momento não esteja permitida a circulação entre províncias", esclareceu o ministro da Saúde, Salvador Illa, em coletiva de imprensa.

Outras regiões do país, como as ilhas de Mallorca, Ibiza, Tenerife e Gran Canaria, avançaram para a Fase 2, o que significa que reabrirão piscinas (com turnos estabelecidos e ocupação máxima de 30%), assim como as praias, mantendo uma distância de pelo menos dois metros entre pessoas, ou grupos.

A fase 2 inclui a reabertura de cinemas, teatros e auditórios, assim como de áreas comuns de hotéis, todos com um terço da capacidade.

Da mesma forma, centros comerciais poderão reabrir, com 40% do público.

Como parte do dispositivo contra o coronavírus, a Espanha está em estado de emergência pelo menos até 6 de junho.

"Ainda resta uma pequena parte, e precisamos ter disciplina social", afirmou a porta-voz do governo, María Jesús Montero.

Desde quinta-feira (21), foi declarado obrigatório o uso de máscara em espaços abertos e fechados, incluindo as lojas, sempre que não for possível garantir a distância de segurança de dois metros.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaMuseusBaresBarcelona (Espanha)

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos