Casual

Luta, squash e beisebol podem entrar nos Jogos de 2020

Os três foram selecionados nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), numa disputa que contava com outros cinco candidatos


	Luta, squash e beisebol/softbol são os esportes que têm chances de entrar no programa da Olimpíada de 2020
 (Bob Levey/Getty Images)

Luta, squash e beisebol/softbol são os esportes que têm chances de entrar no programa da Olimpíada de 2020 (Bob Levey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 14h59.

São Petersburgo - Luta, squash e beisebol/softbol são os esportes que têm chances de entrar no programa da Olimpíada de 2020, ainda sem sede definida.

Os três foram selecionados nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), numa disputa que contava com outros cinco candidatos, e agora terão que passar pela aprovação na assembleia da entidade, marcada para o dia 8 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, em São Petersburgo, na Rússia, o Comitê Executivo do COI analisou os oito esportes que se candidataram para entrar no programa olímpico em 2020 - para os Jogos do Rio, em 2016, as modalidades participantes já estão definidas.

E, diante da escolha dos três vencedores, caratê, patinação artística, escalada, wakeboard e kung fu acabaram sendo preteridos.

Um dos esportes mais tradicionais da história, presente desde a primeira edição da Olimpíada, em Atenas/1896, a luta tinha sido tirada do programa olímpico pelo próprio COI em fevereiro - a entidade alegou vários critérios para fazer tal escolha, principalmente o interesse do público.


Mas a decisão provocou surpresa e revolta, com alguns lutadores chegando a devolver suas medalhas olímpicas em protesto.

A luta, então, realizou algumas mudanças para atrair maior interesse do público, o que foi elogiado recentemente pelo presidente do COI, Jacques Rogge.

Além disso, países tradicionais como Rússia e Estados Unidos fizeram pressão para que a decisão da entidade fosse revertida. E, com isso, agora tem a chance de voltar ao programa olímpico - para os Jogos do Rio, no entanto, o esporte tem presença confirmada.

Antes da luta, os últimos esportes a saírem do programa olímpico foram justamente beisebol e softbol, que deixaram de fazer parte desde os Jogos de Pequim, em 2008.

Para conseguir voltar, as duas federações resolveram unir forças no processo de candidatura para 2020, o que ajudou a superar a triagem inicial do COI finalizada nesta quarta-feira. Enquanto isso, o squash tenta entrar na Olimpíada pela terceira vez.

Além de definir mudanças no programa olímpico, a assembleia do COI em setembro vai eleger a sede da Olimpíada de 2020. As cidades de Madri (Espanha), Istambul (Turquia) e Tóquio (Japão) são as três candidatas para receber o evento depois da edição de 2016 no Rio.

Acompanhe tudo sobre:Artes marciaisBeisebolCOIEsportesOlimpíadas

Mais de Casual

Asics oferece empréstimo de tênis para corrida em várias cidades do Brasil; saiba mais

Por que novo carro da Citroën marca uma das maiores revoluções da Stellantis no Brasil

A Grand Seiko, marca japonesa de relógios de luxo, chega ao Brasil

Velocidade, luxo e lazer: os iates do Boat Show SP que chegam às águas brasileiras