Casual

Londres supera NY como capital global da moda; SP é a 7ª

A lista, que monitora o interesse que os eventos de cada cidade despertam, tem Paris, Barcelona e Madri completando as cinco primeiras colocações


	Desfile da Burberry em Londres: Londres e Nova York disputam acirradamente o topo do ranking desde o início da sua elaboração, há nove anos
 (Chris Jackson/Getty Images)

Desfile da Burberry em Londres: Londres e Nova York disputam acirradamente o topo do ranking desde o início da sua elaboração, há nove anos (Chris Jackson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2012 às 21h12.

Nova York - Londres desbancou Nova York como a capital mundial da moda pelo segundo ano consecutivo, segundo um ranking divulgado na quinta-feira, quando começa a Semana de Moda de Nova York.

A lista, que monitora o interesse que os eventos de cada cidade despertam na Internet e na imprensa tradicional, tem Paris, Barcelona e Madri completando as cinco primeiras colocações. São Paulo aparece em sétimo lugar.

Paul Payack, presidente da Global Language Monitor (GLM), que compila os resultados anuais, disse que a fama da duquesa Kate Middleton e da Olimpíada de 2012 ajudaram Londres a manter o título.

"Kate Middleton (esposa do príncipe William) provou ser incrivelmente impactante para a marca da moda britânica", disse Payack, acrescentando que uma recente pesquisa mostrou que ela influenciou milhões de libras (ou dólares) em vendas neste ano. "A segunda coisa é o fato de a Olimpíada ter sido no Reino Unido." Middleton virou referência na moda desde que noivou e se casou com William, no ano passado, e um aceno à indústria britânica da moda também foi incluído na cerimônia de encerramento da Olimpíada, em agosto.


Londres e Nova York disputam acirradamente o topo do ranking desde o início da sua elaboração, há nove anos. Paris ficou em terceiro lugar no geral, mas foi a número 1 em alta costura, ao passo que a Espanha, apesar da crise econômica, confirmou sua boa fase na moda, emplacando duas cidades no "top five".

São Paulo é a capital latino-americana do setor, segundo o ranking, e a sétima principal do mundo. Hong Kong caiu seis posições no ano e ficou em 12o, melhor posição na Ásia. Johanesburgo, em 18o, é a única representante africana, e Dubai, em 28o, tem a moda mais forte do Oriente Médio.

A lista deste ano tem alguns estreantes, como Vancouver (31o lugar), Seul (34o) e São Petersburgo (51o).

Milão, eterna referência da moda, caiu de quarto para oitavo lugar, o que Payack disse não ser tão ruim em vista da intensa concorrência. Há alguns anos, a cidade italiana ficou em primeiro lugar.

A GMC faz o ranking com base em centenas de milhares de sites, blogs e outros meios, incluindo 175 mil veículos de comunicação impressões e eletrônicos. "Buscamos tudo que é possível na web. Tentamos ser o mais inclusivos possível."

Acompanhe tudo sobre:EuropaListasLondresMetrópoles globaisModaRankingsReino Unido

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores