Lexus cria Origami Car, carro funcional feito com papel
Réplica do IS, modelo tem 1.700 peças cortadas a laser e os interessados poderão vê-lo no Grand Designs Live, evento que será realizado no Reino Unido
Modelo tem 1.700 peças cortadas a laser (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 8 de outubro de 2015 às 13h33.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h29.
1. Modelo tem 1.700 peças cortadas a laserzoom_out_map
1/6(Divulgação)
Quando falamos em origami, a primeira imagem que vem à mente é uma dobradura de papel em formato de pássaro (mas, na prática, pode ser de qualquer coisa). No caso da Lexus, não é bem assim. A montadora revelou um carro funcional feito com papel cartão, e que recebeu o sugestivo nome de Origami Car.
O veículo, baseado no sedã esportivo IS, surgiu a partir de uma parceria da fabricante com a LaserCut Works e a Scales and Models, empresas britânicas que formaram uma equipe de cinco profissionais para o projeto. Também houve colaboração por parte da DS Smith, especializada em materiais de empacotamento.
Trata-se de uma réplica em tamanho real com uma moldura feita de alumínio e aço conjugada a nada menos do que 1.700 peças de papel cartão reciclável desenhadas em computador e recortadas a laser. Cada uma delas ganhou numeração própria, criando uma lista sequencial. A montagem se deu seção por seção, por meio de colagem com uma cola especial de madeira. Foram três meses até que o trabalho fosse concluído.
O Origami Car realmente pode ser colocado em movimento, tendo em vista que itens como portas, rodas e volante funcionam normalmente. Além disso, o modelo foi equipado com motor elétrico, ou seja, emissão zero de poluentes.
Apesar de todos os predicados, é razoável aceitar que a Lexus não tem qualquer plano para colocar o carro de papelão em produção num futuro próximo, mas os interessados poderão vê-lo no Grand Designs Live, evento que será realizado em Birmingham, Reino Unido, a partir de quinta-feira (8).
O segmento de prédios com assinatura de grifes está em ascensão. No início de 2024, havia pelo menos 324 projetos em andamento, somando cerca de 26 mil unidades residenciais em 52 países