Casual

Lenda do cinema francês: Alain Delon morre aos 88 anos

“Ele faleceu pacificamente em sua casa em Douchy, cercado por seus três filhos e sua família”, anunciaram os três filhos do ator à agência AFP

Alain Delon. (Andreas Rentz/Getty Images)

Alain Delon. (Andreas Rentz/Getty Images)

Publicado em 18 de agosto de 2024 às 09h44.

Última atualização em 18 de agosto de 2024 às 11h49.

O ator Alain Delon morreu neste domingo, 18, em sua casa em Douchy, cidade a 130 quilômetros de Paris.

"Alain Fabien, Anouchka, Anthony e (seu cão) Loubo lamentam profundamente o falecimento de seu pai. Ele morreu tranquilamente em sua casa em Douchy, rodeado por seus três filhos. A família pede que respeitem sua privacidade neste momento de luto extremamente doloroso", anunciaram os três filhos do ator à agência AFP.

Entrada da propriedade do falecido ator francês Alain Delon La Brulerie, em Douchy (GUILLAUME SOUVANT/AFP Photo)

Em 2005, em uma entrevista à revista Paris Match, o ator confidenciou que sofria de problemas vasculares. Em 2012 e 2013, ele foi internado após episódios de arritmia.

Em 2017, aos 81 anos, ele fez uma cirurgia cardíaca. Durante a cirurgia de cerca de 5 horas, foi colocado um "bypass" coronário (procedimento que permite o sangue contorne uma obstrução) na artéria femoral.

Em 2018, o ator decidiu encerrar sua carreira. "Eu tenho a idade que tenho. Fiz a carreira que fiz. Vou fechar o ciclo com um filme e uma peça de teatro magníficos. Não é o fim de uma vida, mas de uma carreira", disse à AFP na época.

Após sofrer um derrame em 2019, suas aparições públicas foram limitadas e ele morava em sua propriedade em Douchy. O que mais emergiu foram as divergências entre os três filhos, muito divididos sobre seu real estado de saúde e a forma como deveria ser cuidado.

Precisamente em 2019 recebeu a Palma de Honra no Festival de Cannes por toda sua carreira.

Há dois anos, Delon decidiu acabar voluntariamente com sua vida por meio de um suicídio assistido. Em 2021 faleceu a ex-mulher do artista, a atriz Nathalie Delon, aos 79 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas e, assim como o ex-marido, queria acabar com a vida por meio da eutanásia.

Vida e carreira de Alain Delon

Nascido na cidade de Sceaux em 1935, sua infância foi marcada pelo divórcio dos pais aos 4 anos e pelo fato de ter crescido no seio de uma família adotiva.

Começou a treinar para trabalhar como açougueiro, mas aos 17 anos decidiu avançar no serviço militar e se viu envolvido na guerra da Indochina.

Ao regressar para a França, começou a fazer alguns trabalhos e foi então que o ator Jean-Claude Brialy o descobriu, sobretudo pela sua beleza, e o levou ao Festival de Cannes, onde recebeu as primeiras propostas.

Estreou com o diretor Yves Allégret em 1957 em 'Uma Tal Condessa'.

Na década de 1960, foi procurado por alguns dos mais prestigiados diretores como o próprio René Clément, Luchino Visconti ('Rocco e Seus Irmãos', com Annie Girardot no elenco e posteriormente O Leopardo'), Michelangelo Antonioni ('O Eclipse', ao lado da atriz Monica Vitti), Henri Verneuil ('Gângsters de Casaca', com Jean Gabin).

Acompanhe tudo sobre:MortesAtores e atrizes

Mais de Casual

Quer começar a beber uísque? Conheça esses drinks essenciais

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025