Casual

Leilão da Sotheby's em Hong Kong arrecada US$542 milhões

Leilões semestrais da Sotheby's em Hong Kong são considerados termômetro da demanda por obras de arte e objetos de luxo na China e em outros lugares da Ásia

Obra de arte na Sotheby's: quantia final chegou quase ao dobro do leilão de abril, que totalizou 280 milhões de dólares (Suzanne Plunkett /Reuters)

Obra de arte na Sotheby's: quantia final chegou quase ao dobro do leilão de abril, que totalizou 280 milhões de dólares (Suzanne Plunkett /Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 10h27.

Hong Kong - A Sotheby's comemorou 40 anos de atuação na Ásia com um leilão que, superando as expectativas, arrecadou o equivalente a 542 milhões de dólares em Hong Kong.

Os leilões semestrais da Sotheby's em Hong Kong são considerados um termômetro da demanda por obras de arte e objetos de luxo na China e em outros lugares do continente. O leilão desta semana foi o mais lucrativo já realizado pela Sotheby's em Hong Kong, com até 16 recordes sendo batidos em cinco dias.

Entre os destaques estão a pintura "A Última Ceia", de Zeng Fanzhi, inspirada na célebre obra homônima de Leonardo da Vinci. A tela foi vendida por 23,1 milhões de dólares, maior valor já obtido por uma obra contemporânea asiática.

A Sotheby's esperava arrecadar 370 milhões de dólares na venda de mais de 3.500 lotes. A quantia final chegou quase ao dobro do leilão de abril, que totalizou 280 milhões de dólares.

"Tomamos a pulsação do mercado asiático da arte -- ele está disparado, e estamos disparando com ele", disse em nota Patti Wong, presidente da Sotheby's na Ásia, acrescentando que o resultado "demonstra a importância de Hong Kong como centro internacional de vendas".

Um diamante branco de 118,28 quilates alcançou 30,6 milhões de dólares, recorde mundial em leilões desse tipo de pedra, e o item mais caro do evento. A identidade do comprador não foi revelada.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisÁsiaChinaLeilões

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores